segunda-feira, 22 de setembro de 2008

URUGUAI - LIBERTAD O MUERTE

Várias coisas na vida nós ouvimos falar durante muito tempo, mas só damos a devida atenção quando, de fato, as vivemos na pele ou as conhecemos pessoalmente!!! Invariavelmente, elas vêm a se mostrar verdadeiras! Talvez seja o que muitos chamam de Voz da Experiência, a tal da famosa Voz da Experiência. Eu sempre ouvi falar que Montevidéu era uma bela capital, provavelmente a melhor qualidade de vida da América Latina e um lugar excelente para se morar. Não que eu tenha duvidado. Jamais! Porém, nunca levei isso muito a sério...


Só que agora foi diferente! Estar lá e presenciar o padrão de vida celeste deu conotação ao que sempre ouvi falar sobre o lugar e, querem saber, é tudo verdade!!! Nem é preciso passar muito tempo na cidade para entender o porquê de Montevidéu ter despertado em mim um carinho inversamente proporcional ao seu tamanho!!!


Uma cidade aconchegante e equilibrada, que encontra em sua simplicidade e na hospitalidade do seu povo o ponto forte para manter um ambiente leve, tranqüilo e pacífico, onde as pessoas vivenciam realidades semelhantes e a distorção socio-econômica tão usual e pronunciada nos outros países sulamericanos é bem menos acentuada!!!



Parte disso deve-se à herança européia. Montevidéu foi fortemente influenciada pelas rebuscadas culturas espanhola e italiana durante seu período de colonização!!! O legado matém-se explícito até hoje, basta caminhar pela cidade ou observar os hábitos das pessoas locais!!! Montevidéu mantém ares de província, apesar de ser a maior cidade e a capital do país! Uma capital simpática que oferece simultâneamente as facilidade e comodidades dos centros urbanos e os lazeres da praia!!!




Longe de ser o paraíso, impressionou-me pela estabilidade, ainda que careça de apelos turísticos fortes e, por isso, viva injustamente sob a sombra dos hermanos Buenos Aires, Rio de Janeiro e São Paulo!!! Para mim, Montevidéu pertence a um outro grupo de cidades, daquelas que a gente olha com o olhar de morador, e não de turista. Montevidéu aproxima-se muito do meu ideal de uma boa cidade para se morar, constituir família e curtir a velhice. Uma daquelas cidades em que é fácil fecharmos os olhos por alguns segundos e imaginarmos nossos filhos correndo pela praia ou brincando pelos parques livres e despreocupados, como numa cena perfeita de comercial de margarina!!!



Sem dúvida, um lugar que valeu muito a pena conhecer e que está aqui ao nosso lado, muito muito perto!!! Eu poderia ficar escrevendo um montão de coisas ainda sobre esta breve viagem ao Uruguai e todas as muitas recordações que levarei comigo daqui. Porém, depois dessa boa experiência, creio que seja melhor eu verificar logo as outras coisas que "sempre ouvi falar, mas que nunca dei a devida atenção" para não correr o risco de postergá-las mais do que já posterguei e privar-me de certos momentos especiais como este, mesmo que eu sempre tenha ouvido falar também que "antes tarde do que nunca", não é verdade?!?!

Nenhum comentário: