sexta-feira, 6 de abril de 2007

VISTOS?! EU JÁ TINHA VISTO...

Sim, é isso aí: vistos! Como são importantes estes míseros carimbos e assinaturas na vida de um mochileiro-viajante!!! Sem estes vistos não poderia entrar em muitos dos países que planejo conhecer e, certamente, isso tornaria esta aventura menos emocionante e inesquecível! (Quer dizer, poderia entrar ilegalmente, mas aí também já seria aventura demais!!!)

Ontem recebi do escritório a listagem dos países que precisarei de visto para entrar. A maioria dos países do mundo possui relações diplomáticas estabelecidas com o Brasil, o que significa dizer que para períodos de estadia de até 90 dias, em geral, não é necessário ter visto. Por outro lado, há aqueles países que dificultam a entrada de turistas e imigrantes ou que exercem um forte controle sobre a entrada e saída de pessoas de seus territórios. Claro que não pensei que fosse ser tranqüilo passar por cima de toda essa burocracia, por isso já havia até colocado este ponto como um dos mais importantes nesta fase de preparação para a partida!!! Sabendo de toda esta inevitável dificuldade, contatei um escritório especializado em obtenção de vistos que está me ajudando muito com informações e orientações.

Resumo da ópera: dos 33 países que pretendo conhecer nesta viagem, 11 requerem visto te entrada. É fácil perceber que esse número representa exatamente 1/3 do total de países do roteiro inicial! A título de curiosidade, esta é a lista dos países que exigem visto para brasileiros e os respectivos prazos que dão para atendimento das solicitações:

Austrália (10 a 15 dias úteis)
Japão (7 dias aproximadamente)

China (1 semana)
Vietnã (10 dias úteis)
India (5 dias úteis)
Rússia (10 dias úteis)
Egito (7 dias úteis)
Canadá (2 a 4 dias úteis)
Est. Unidos da América (entrevista apenas em junho)
México (1 semana)
Cuba (3 dias)


Estou aguardando algumas respostas do escritório sobre como funciona exatamente os serviços que eles prestam. Se eu não precisar ir aos consulados pessoalmente (exceto no caso dos Estado Unidos que tem entrevista), até acho que não são assim tão caros os honorários que serão cobrados pelo escritório. Afinal, ninguém merece pegar 11 filas de visto, preencher 10 mil papéis, zilhões de formulários, providenciar atestados, fichas, etc..., ainda mais quando se tem que fazer tudo isso durante a correria da semana, ou alguém tem a ilusão de que seção de vistos de consulado funciona em feriados e finais de semana??!?!?!

Um outro ponto importante é que como o passaporte é um documento só, provavelmente não será possível tirar os vistos ao mesmo tempo, já que para cada novo visto que precisarei, terei que esperar o carimbo do visto anterior para começar todo o processo de solicitação novamente. O impacto disso é que os prazos para obtenção dos vistos se somarão e com isso, já vislumbro o prazo dos vistos como a maior restrição para o início da viagem!!! Acredito que quando o último visto tiver sido tirado já estarei com todo o resto da preparação pronto!!!

Tem mais um detalhe que também tenho dúvidas e que pedi ajuda ao escritório: preciso estar com a passagem emitida para obter os vistos ou consigo tirá-los mesmo sem ter em mãos as passagens? Se tiver que ter a passagem emitida, a correria que já tá grande vai aumentar ainda mais!!!

Nesta semana devo ter estas respostas! Apesar de estar acostumado a viajar pra lá e pra cá , não tenho muita experiência no exterior, porque na única vez que fui para a Europa, fiquei só 30 dias, então pulei tudo isso aí! Como dizem, vivendo e aprendendo!!! A parte boa é que quando eu voltar do mochilão, acho que terei tanto conhecimento e experiência que vou poder até trabalhar numa agência de viagem prestando consultoria!!!