quinta-feira, 12 de julho de 2007

PRUDÊNCIA E CALDO DE GALINHA NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM...

Uma atividade que estava no meu planejamento e que ainda estou fazendo, mas já está praticamente concluída, é a parte das vacinas a serem tomadas. Quando o assunto é saúde, prevenção e precaução são essenciais e nunca são demais... Por isso, seguindo a dica dos guias de viagens e dos amigos mochileiros, marquei um horário no Ambulatório do Viajante do Hospital das Clínicas de São Paulo e fui fazer a famosa reunião de orientação ao viajante, que é praticamente um ritual para aqueles poucos que fazem esta viagem de volta ao mundo partindo daqui no Brasil!!!! Excelente serviço e o melhor de tudo, gratuito!!!!

"Inaugurado em janeiro de 2001, no Hospital das Clínicas de São Paulo, o Ambulatório dos Viajantes foi criado em parceria com a SUCEN - Superintendência e Controle de Endemias. O recurso permite o atendimento mesmo sem agendamento de consultas e está disponível para quem for viajar para as regiões onde há doenças endêmicas e epidêmicas. O ambulatório, além de orientar e atender pacientes com suspeita de doenças adquiridas durante viagens a determinadas regiões, também é campo de treinamento de estagiários, estudantes, médicos e biomédicos, especialmente quanto à realização de diagnósticos de malária. O ambulatório, ligado à Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo - FMUSP presta também assessoria aos serviços públicos de saúde em doenças endêmicas e epidêmicas. "

Após explicar para as médicas o meu roteiro de viagem, o veredito sobre as vacinas necessárias:

- Febre amarela
- Gripe
- Tétano
- Meningite
- Poliomielite
- Raiva
- Difteria
- Hepatite
- Malária

Já tinha tomado as vacinas de gripe e febre amarela, mas as demais precisavam ser aplicadas. E foram...E doeram...Mas como diz o ditado "no pain, no gain"!!!! Pelo menos estarei mais protegido lá fora...

"UM DIA É PRECISO PARAR DE SONHAR E PARTIR" (Amyr Klink)

Sábias palavras de um dos maiores aventureiros brasileiros!!!!

Nesses quase dois meses que fiquei sem postar, muita coisa aconteceu. Na verdade, deixei de atualizar o blog não porque estava sem novidades para contar, muito pelo contrário, foram tantas coisas que aconteceram que não tive nem oportunidade de dedicar algumas horas para registrar toda a loucura e correria que dominou e vem dominando meus últimos dias!!!!

Apenas relembrando, na última vez que contei um pouco das novidades, deixei no ar os dois últimos grandes desafios que me restavam nesta fase de preparação para a viagem: o processo de obtenção dos vistos e a comunicação do desligamento no trabalho. Então vamos lá, mas como diria Jack, o Estripador, "vamos por partes" (ok, ok, o chavão é antigo, é piada manjada, eu sei, mas cai como uma luva nesta situação e não consegui pensar em algo mais original para escrever nesta passagem!!!), começando pelos vistos.

Após me certificar de toda a documentação necessária para cada um dos 11 vistos de que necessito, comecei a reunir toda a documentação exigida. Quem tiver mais interesse pode pesquisar tudo isso no site
http://www.vistos.com.br/ que apresenta para cada um dos países do mundo, as condições para requisição e obtenção de visto!!! Enfim, a lista de documentos foi gigante, porém, maior ainda foi a dificuldade para reunir toda essa montanha de papelada. Na primeira vez em que achei que tinha reunido tudo, tive o cuidado de fazer uma pasta-arquivo, separando em saquinhos individuais os documentos correspondentes a cada visto. Leviano e inocente, agendei um horário com o despachante que está me ajudando a obter os vistos e fui entregar a pasta, crente que só faltava pagar as taxas e honorários e esperar pelos carimbos, os tais importantes carimbos que já mencionei anteriormente!!!!

Nem preciso dizer que faltava um montão de coisas. Apenas para citar as mais gritantes: 1) Para quem não sabe, assim como eu não sabia, xerox de documentação de visto tem que ser autenticado em cartório e deve ser entregue ao consulado acompanhado do documento original para conferência; 2) Não importa o quanto você já seja independente e tenha dinheiro e bens em seu nome, quando se mora com os pais, uma Declaração de Suporte Financeiro assinada por eles e comprovando renda vale mais do que qualquer extrato em seu nome!!!! Essa Declaração nada mais é do que um atestado de que eles prestarão suporte financeiro a mim durante a viagem, caso eu tenha algum problema financeiro e não tenha mais como me manter no exterior ou precise retornar ao Brasil!!!! 3) "Em casa de ferreiro, espeto de pau"! Isso mesmo, a documentação que me deu mais dor de cabeça e atraso foi o extrato de conta-corrente e investimento do Citibank, justo o lugar em que trabalho!!! Quando levei o extrato para o despachante, a primeira recomendação que ele fez foi "Consulado não aceita extrato emitido pela Internet. Na verdade, você até pode emitir o extrato dos 2 últimos meses pela Internet, mas o mês atual deve ser emitido num Caixa 24 horas, ou então, emita pela Internet e leve para sua Gerente do banco carimbar e rubricar"! Claro que não sairia ileso da burocracia do banco nesse momento. Liguei para minha gerente e contei que havia emitido os extratos pela Internet e que precisaria do carimbo e visto dela em cada página. Detalhe: 5 cópias, sendo que cada cópia tinha 11 páginas!!!! A mulher quase surtou! Achou um absurdo e disse que não iria fazer isso, muito menos assinar alguma coisa sem antes conferir. A alternativa foi solicitar uma cópia do extrato no processo especial do banco, para depois eu tirar 4 cópias autenticadas. Prazo de atendimento: uma semana! Tive que esperar por este prazo, morrendo de raiva pelo tempo desperdiçado....Passados 5 dias, chegou em casa o bendito extrato. Qual não foi a minha surpresa ao "abrir" (um ótimo eufemismo para "rasgar e violar") o envelope e ver que estava faltando o extrato dos investimentos??? Liguei para o banco, e lá se foi mais uma semana de espera!!!! Nessa hora, a raiva já tinha até passado e se transformado em frustração...Paciência, vivendo e aprendendo!!! Ah é, alguém pode estar se perguntando por que não emiti o extrato no Caixa 24 horas? Exclusivamente, porque o extrato que o Citibank disponibiliza no Caixa não mostra saldo de investimentos por motivos de segurança!!!

Depois de três semanas da primeira ida ao escritório do despachante e três manhãs de sábado passadas quase que integralmente em cartórios autenticando documentos, estava com tudo pronto!!!! Aleuluia!!!! Documentos reunidos na pasta-arquivo novamente e lá fui eu entregá-los ao despachante. Ao deixar os documentos com o despachante, pedi encarecidamente: "Por favor, me avise assim que possível se a documentação está OK, pois o seu OK será o meu sinal verde para eu comunicar meu desligamento no banco"!!!!


A resposta dele??? Sim, veio na última sexta-feira e advinhe qual foi??? Sim, foi "Está tudo OK"...Fortes emoções me aguardavam....