sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

VIETNAM - INDEPENDENCIA, LIBERDADE, FELICIDADE

"Imagine all the people, living life in peace. You may say I'm a dreamer, but I'm not the only one..."

Existe algo que o ser humano cobica mais do que o dinheiro? Nao quero criar muita polemica em torno do assunto, apesar dessa questao por si so ja ser fonte interminavel de discussoes e debates! Particularmente, sou daqueles que enxerga o dinheiro apenas como um meio para atingir as coisas que me fazem feliz! Por outro lado, estaria sendo leviano em irrelevar totalmente a importancia do dinheiro no mundo contemporaneo, especialmente em tempos de globalizacao e capitalismo selvagem... Toda esta introducao foi so um pano de fundo para dizer que a viagem ao Vietnam me fez repensar esta questao e cogitar uma outra resposta: o PODER!!! Sim, o acumulo insaciavel de poder parece ser a grande ambicao do ser humano ou, pelo menos, dos norte-americanos! Soh sob a otica desta resposta eh que eu poderia comecar a entender o que se passa na cabeca desses multi-milionarios e bilionarios que juntos possuem dinheiro suficiente para tirar a Africa da miseria, mas que preferem nao parar ou diminuir o ritmo de trabalho. O que leva um ser humano a abrir mao dos momentos especiais da vida, como curtir a familia, praticar um esporte ou passear e relaxar, mesmo quando o dinheiro nao eh mais a forca-motriz ??? A seducao e a ganancia pelo poder!!! Como se isso fosse lhes trazer uma supremacia sobre os demais reles mortais e ratificar o status quo adquirido!!!

Foi justamente pelo medo de ver seu poderio diminuido e abalado por um Comunismo emergente na Asia que os EUA iniciaram, a meu ver, uma das guerras mais idiotas e sem sentidos da historia!!! Uma guerra sem proposito! Uma guerra lutada por pessoas que nem sabiam ao certo os reais motivos pelos quais estavam lutando e morrendo! Uma guerra fria e politica, puramente interesseira! Um laboratorio belico pratico! Uma juventude perdida! Uma guerra sem vencedores!


Ate viajar para o Vietnam, nunca havia entendido os hippies e a "Paz e Amor" que defendiam na epoca da guerra com a verdadeira intensidade e sentido com que deveria compreende-los!!! "Fazer amor, e nao Guerra" sempre soou para mim muito mais como um slogan marketeiro e oportunista do que como um ideal pelo qual se valia a pena lutar e acreditar!!! Mas estao la, em todas as partes, os resquicios e consequencias desta guerra, e eh impossivel maneter-se neutro!!! Napalm e Orange Bomb! Tanques de guerra! Cacas e avioes! Misseis e granadas! Metralhadoras e bazucas! E por ai vai, uma centena de instrumentos que sempre dao a mesma nota ra-ta-ta-ta...




Da ate raiva, muita raiva e eh dificil conter as lagrimas que brotam! Mais dificil ainda eh visitar uma fabrica de artesanatos produzidos soh por vietnamitas com deficientcia fisica sem sentir odio dos norte-americanos!!! Porque para quem nao sabe, arma quimica eh assim, quando nao mata, deixa sequelas por todas as geracoes!!! Injusto!!! Ate quando o mundo tera que pagar o preco pela insanidade de alguns paranoicos e loucos por poder???

Felizmente, o povo vietnamita reuniu forcas para seguir em frente. Uma pais em expansao que nos agracia com imagens e experiencias inesqueciveis e marcantes que vao dos vastos arrozais ao turbilhao de motos que circula sem parar pelas ruas de Saigon;

dos tipicos chapeus conicos de bambu ao sorriso facil estampado em rostos que tentam nao guardar rancor ou sofrimento do passado;


do macarrao Pho comido nas cadeiras e mesas de plastico nas calcadas das ruas de bairro aos cyclos que ainda nos transportam ao passado romantico e de paz!!!


Nao ha como passar por uma pais como o Vietnam e sair ileso e intacto! Eh uma experiencia valiosa demais para ser simplesmente descartada e desprezada!!! Muitas coisas mudam. Muitas ideias se formam. Muitos paradigmas se transformam. Muitos sentimentos se definem. Muitos objetivos mudam. Muitos valores se reconfiguram. Muitas causas se justificam...



Confesso que me equivoquei quando garanti as pessoas que nao voltaria hippie desta viagem de volta ao mundo, porque eu vou voltar sim um hippie!!! Talvez nao volte um hippie no visual estereotipado com o qual as pessoas estao acostumadas, mas certamente voltarei um hippie na ideologia e mentalidade e no direito adquirido de sonhar com um mundo de PAZ & AMOR!!!

CAMBODIA

Amor a primeira vista? Eu acredito, claro que acredito! Algumas pessoas se apaixonam a primeira vista por outras pessoas, outras se apaixonam a primeira vista pelo carro do ano, outras ainda, se apaixonam a primeira vista por aquele modelito fashion exposto na vitrine do shopping center!!! No meu caso, o amor a primeira vista foi por um pais: Cambodia!!!

Cambodia, tambem conhecida como Indochina Francesa do sexulo XIX, eh do tipo de pais com o qual eu me identifico. Do tipo de pais que ja viveu apogeu e queda, altos e baixos. Do tipo que entendeu que a vida eh ciclica e tudo eh efemero e que, por isso, devemos sempre ter humildade independente da situacao atual. Do tipo que ve no dinheiro um meio e nao um fim em si. Do tipo que busca nas tristezas e frustracoes do passado forca para seguir em frente com mais determinacao, ao inves de raiva no coracao. Do tipo que em cada instante da sempre o melhor de si e faz a vida ser mais intensa. Do tipo que nao tem medo de nada, pois ja tocou o fundo do poco um, duas, varias vezes. Do tipo que nos ensina algo valioso em cada oportunidade de vivencia-lo.


Em seu apogeu, Cambodia ja foi parte do Imperio Khmer, um imperio asiatico gigantesco que durante os seculos IX a XIV englobava a atual Tailandia, Laos, Cambodia e Vietnam. Desta epoca veio a maior heranca e maior orgulho do povo, o templo de Angkor Wat.
Estah em todos os lugares: na bandeira nacional, nas notas de dinheiro, na latinha de cerveja...Este templo, o maior templo do mundo e uma das 7 Maravilhas do Mundo, eh sem duvida uma das mais belas contrucoes ja realizadas pelo homem!!!


A cidade de Siem Reap, onde fica localizado o templo possui uma boa infraestrutura para acolher com qualidade os felizardos que se dispoem a vir ateh aqui conhecer de perto esta maravilha!!! Porem, eh um oasis de artificialidade se considerarmos que o que existe na cidade nao eh o retrato da vida do povo. Um povo sofrido, porem, carismatico. Ouso dizer que eh o povo mais simpatico que ja conheci em toda a minha vida! Adultos e criancas, nao ha distincao, parece ser uma qualidade inerente a todos!!! Nao eh dificil se apaixonar por eles. Angelina Jolie que o diga: quando veio a Angkor Wat filmar as cenas de Tomb Raider acabou tao contaminada pela empatia das criancas cambodianas que decidiu adotar uma delas para ser seu filho!!!


Talvez, tanta humildade, forca para viver, esforco para fazer as coisas acontecerem, simplicidade, calor humano no relacionamento e garra sejam consequencia do periodo negro que ainda esta presente na memoria do povo, o final da decada de 70. Foi durante os anos de 1975 a 1979 que um grupo conhecido como Khmer Rouge e liderado por Pol Pot tentou implementar no pais um regime comunista maoista baseado numa sociedade agraria. Sob o pretexto de trazer mais autonomia e melhoria de vida ao pais, iniciou uma perseguicao a intelectuais adeptos do antigo governo, estrangeiros, familias urbanas e tudo mais que pudesse ser um empecilho a implementacao do novo regime. Uma epoca em que escolas foram tranformadas em centros de detencao e tortura, campos de execucao foram criados em praticamente todas as partes do pais, familias inteiras foram destruidas, jovens sofreram lavagem cerebral e alienacao para dar suporte aos comunistas, fome e miseria levaram milhoes de pessoas a morte...


Sempre achei graca no fato das pessoas no sudeste asiatico comeram coisas estranhas como grilos, gafanhotos e besouros. Mas depois de conhecer a historia de Cambodia, entendi que quando se esta frente a frente com a morte diariamente por nao se ter o que comer, tudo eh valido, inclusive comer as larvas de vermes decompositores que crescem a base de cadaveres putridos abandonados por todos os lados!!! Triste demais, mas quem disse que a vida tem que ser sempre alegre??? Mesmo com tudo isso, vidas destruidas, familias separadas, passado de terror e tristeza, realidade comprometida e futuro pouco promissor, ainda encontram razao para estar sempre com sorrisos largos nos rostos e alegria no coracao!! Uma energia que contamina positivamente e nos faz entender o quanto a vida eh grandiosa e tambem injusta!!!

Mais do que uma viagem somente, Cambodia eh uma grande licao nesta escola que chamamos de Vida. Uma profunda e valiosa licao que eu, aluno dedicado que sempre fui, acredito ter aprendido direitinho!!!