quinta-feira, 25 de outubro de 2007

CHILE - POR LA RAZON O LA FUERZA

OBS: Este teclado estah configurado para Espanhol e nao me deixa acentuar as palavras corretamente!!!

Paradoxos existem exatamente para nos mostrar que nem sempre a logica das coisas eh tao logica quanto pensamos. Confesso que vivi um desses momentos paradoxais quando entrei no aviao e sentei na minha poltrona a espera da decolagem. Sensacao estranhissima, uma mistura de satisfacao e alivio por estar coroando todo o esforco de planejamento da viagem e vivendo um momento pelo qual anseei durante muitos meses, mas ao mesmo tempo, um grande vazio quando vi o aviao decolar e as suas rodas deixando de tocar o nosso pais!!! Ateh agora ainda nao sei se as lagrimas que cairam foram de alegria ou de tristeza...Enfim, depois de 4 horas de voo tranquilo e uma hora de atraso na decolagem, cheguei em terras chilenas!!!



Logo que cheguei no hostel (Hostal de Sammy, considerada a melhor hospedagem para mochileiros em Santiago www.hostaldesammy.com), deixei a mochila no quarto (um quarto coletivo misto, algo inedito para mim!!!) e aproveitei para ir caminhando ate o Parque Metropolitano de Santiago com um canadense que estava no meu quarto e estava de saida para la!!! Neste parque, fica localizado um dos pontos turisticos mais conhecidos de Santiago, o Cerro de San Cristobal, de onde eh possivel avistar praticamente a cidade toda. Santiago eh cercado pela Cordilheira dos Andes, o que naturalmente se transforma numa paisagem impressionante para quem foi nascido e criado em Sao Paulo e estava acostumado a admirar apenas as cordilheiras de Arranha-Ceus!!! Foram mais ou menos 5 km de caminhada ate o parque por uma cidade praticamente deserta em plena tarde de domingo!!! Juro que fiquei surpreso com a calmaria e limpeza das ruas. Nenhum comercio aberto, quase nenhum carro circulando pelas ruas e poucas pessoas andando pela cidade...



Ficamos la ate o sol comecar a se por e voltamos caminhando pela avenida Bernardo O'Higgins, uma das principais avenidas de Santiago. Para fechar esta tarde de passeio, ainda fui agraciado com um entardecer com ceu colorido de uma forma que nunca vi em Sao Paulo (talvez porque a poluicao naum deixe...)!!!



O dia terminou com um "jantar" tipico (empanada de carne) no unico boteco aberto em Santiago as 21 horas do domingo e uma conversa descontraida com os gringos no hostel!!!! Exausto, capotei na cama e nem tive energia para pensar e me dar conta do quanto havia comecado a viagem com o pe-direito!!!

Segunda-feira decidi que iria conhecer um pouco da vida chilena. Depois do cafe da manha, peguei minhas coisas e fui sozinho ate o centro de Santiago conhecer o Palacio de La Moneda, que eh o palacio do governo chileno. Foi neste palácio que durante um golpe de estado, Salvador Allende se suicidou (muitos acreditam que ele foi morto pelos militares). Este monumento foi quase totalmente destruido em 1973 quando houve o ataque contra o governo de Allende, mas foi reconstruido decadas depois.




Ainda na mesma manha, aproveitei para ir ateh a Plaza de Armas observar um pouco mais a fundo o movimento nas ruas e o cotidiando das pessoas. Coisas banais que passam desapercebidas para quem esta no contexto, mas que sao a essencia a ser extraida por aqueles que realmente desejam conhecer um lugar e nao apenas fazer turismo!!!



A Plaza de Armas um local que os chilenos realmente frequentam. Alias, diga-se de passagem, se tem uma coisa que os chilenos realmente fazem, mesmo no dia a dia, eh curtir as muitas pracas e canteiros bem cuidados e limpos que existem na cidade!!! Nesta praca ha diversas demonstracoes artisticas, alem da Catedral da Cidade.




A terca feira comecou diferente. Tomei cafe da manha com dois jovens do Nepal que vieram para o Chile em busca de trabalho. Ficamos conversando um tempao sobre a vida e sobre a realidade deles la na Asia. Ambos me contaram que em seu pais, um pais que vive essencialmente do turismo, um bom salario gira em torno de 100 dolares por mes, sendo que os mais ricos conseguem receber algo em torno de 300 dolares!!! Fiquei realmente impressionado com as coisas que me contaram e decidi ir junto com eles ate o outro lado de Santiago em uma agencia de turismo se informar sobre passagens de navio de Santiago para Balmora, uma ilha inglesa na America Central (nunca tinha ouvido falar!!!). Como nao conseguiram trabalho aqui, estavam decididos a tentar em outro lugar, de preferencia onde o ingles fosse uma das linguas faladas!!! A mesma estoria que ja ouvimos e vimos em diversas situacoes sobre o sonho de enriquecer em um outro lugar e retornar para casa com uma nova perspectiva de vida!!!! Apenas novos atores e locais...

Depois da acompanha-los ate a agencia, fui visitar o Cerro de Santa Lucia, um dos lugares mais bonitos que vi aqui em Santiago, com outra vista panoramica da capital chilena!!!






No final do dia, ainda teve um jantar de integracao do dono do hostel com todos os hospedes. A famosa noite de pasta italiana por conta da casa para todo mundo!!! Mais de 30 pessoas de diversos paises sentadas a mesma mesma, vivendo a mesma experiencia, apesar das origens ate antagonicas!!! Praticamente um microcosmo do mundo global atual em que vivemos!!! Mais um momento desses que dinheiro nao compra. E nao compra meeeesmo!!!

Como soube que as estacoes de esqui estao fechadas devido ao final da temporada, decidi conhecer ontem a vina de Concha y Toro, famosa ate para quem nao eh exatamente o profundo conhecedor da arte de apreciar vinhos!!! O guia nos explicou que ha diversas razoes para os vinhos chilenos terem um sabor diferenciado. Os principais se relacionam a qualidade do solo chileno e ao fato da Cordilheira dos Andes propiciar ventos e clima ideais para as uvas se desenvolverem. O passeio pela vina custa 12 dolares e da direito a tres degustacoes: Merlot, Cabernet e Chardonnay...Para quem curte vinho, vale a pena conhecer e compra-los por aqui. O preco eh muito mais baixo tambem, chegando a ser ate cerca de 1/3 do preco praticado no Brasil. Ah eh, e falando em Brasil e precos, estive no supermercado e, pasmem, o preco da garrafa de cachaca 51 eh maior que o da garrafa de vinho chileno!!! Nada como um produto importado em territorio nacional e vice-versa!!!!






A primeira quarta feira desta viagem fechou com chave de ouro!!! Um dos ingleses que encontrei na vina e que tambem esta hospedado aqui no hostel preparou para nos mariscos ao molho de vinho branco!!! Um verdadeiro banquete capaz de fazer inveja a muito restaurante gra-fino!!! O cara surpreendeu demais: praticamente um chef disfarcado de mochileiro!!!!

Estorias e novidades a parte, sei que ainda haveria muitas coisas para dizer aqui, muitas estorias que gostaria de dividir, mas eh impossivel colocar tudo isso em palavras ou tentar capturar em imagens...Alem disso, esta eh a leitura que EU estou fazendo de tudo que esta acontecendo, nao necessariamente a unica maneira de enxergar as coisas!!! Se ha coisas ruins ou desagradaveis? Claro que ha, mas por outro lado sei que sao temporarias e que certamente soh vao me fazer ser uma pessoa ainda muito mais compreensiva, realizada e rica em todos os sentidos...Este foi apenas o primeiro capitulo de toda a epopeia que esta soh comecando e como toda boa estoria que se preze, esta tambem tera continuacao. Vale a pena conferir...TO BE CONTINUED!!!