sábado, 24 de março de 2007

O ROTEIRO E MAIS UM SÁBADO

Pois é, mais um sábado que chega e mais um sábado em que vou ter que pensar em mais duas ou três alternativas de roteiro diferentes. Recebi uma resposta do agente da Lufthansa e ele sugeriu que eu orçasse a passagem aérea também com a associação Oneworld, que é tipo a Star Alliance, mas são outras companhias aéreas que fazem parte do grupo, o que significa dizer que são outros trechos cobertos. A grande diferença entre as duas é que a Oneworld possui companhias aéreas que fazem a América Latina, enquanto que pela Star Alliance, depois do México eu teria que voltar direto para o Brasil.

Ontem liguei para a British Airways, que pertence ao grupo da Oneworld, e consegui o email de contato para onde devo mandar meu plano de viagem para que eles me digam se é viável e quanto custará. Vou logo enviar duas ou três opções para ter uma idéia melhor!!!

Espero ter uma respostas mais concreta ainda nesta semana. Sei que para um ano de viagem e o tanto de países que pretendo conhecer (ao todo 33 países), o ticket de volta ao mundo deve custar cerca de 3.900 dólares na classe econômica, mas sempre rola algum tipo de surpresa ou imprevisto. É esperar para ver...

Se tudo der certo, ainda na primeira quinzena de abril fecho isso e daí fico focado apenas na obtenção dos vistos ( mais de 10 vistos) que vou precisar. Só tem um detalhe que ainda não sei direito como vou fazer: para conseguir visto de alguns países é necessário ter a passagem emitida, mas por outro lado, se emito a passagem e depois não consigo o visto, não vou poder ir para o tal país e terei que pagar multa para remarcar o trecho da viagem. O que devo fazer???

Dúvidas e mais dúvidas, não está fácil, mas vou aprendendo com cada parte da preparação. Afinal, não dizem que a preparação para a viagem também é uma das partes mais gostosas e legais da viagem em si???

quarta-feira, 21 de março de 2007

PLANEJANDO O ROTEIRO

Nossa, como pode ter que mudar tanto em tão pouco tempo o planejamento da viagem?!?!!? Quero dizer, principalmente a parte da definição da lista de países, em que ordem vou visitá-los, quais que vou utilizar como escala e em que sentido do globo vou percorrer esta rota de volta ao mundo...Já pensei e repensei isso tudo mil vezes e toda vez que acho que é a lista final, surge algum imprevisto ou obstáculo que me força a mudar tudo!!!

Desta vez foi a limitação do ticket da Star Alliance. Hoje fiquei sabendo pelo agente da Lufthansa que para ir para a Austrália não consigo ir diretamente do Brasil em sentido leste-oeste. Tenho que passar obrigatoriamente pela Europa, Cingapura e daí Austrália. Ou seja, terei que inverter totalmente a ordem da viagem que estava pensando em fazer e, inclusive, o sentido do globo... A desvantagem de se fazer esta viagem de oeste para leste é que o efeito do jetlag (efeito no organismo devido à diferença de fusos horários entre os países) é muito mais intenso, fora que eu perco algumas horas de viagem no final de cada trecho pecorrido.

Fiquei de rever este planejamento no sábado e reenviar a lista de países para o Ricardo Amaral , que é o agente da Lufthansa que está me ajudando com o ticket, orçar. Estou bastante ansioso, talvez mais pelo fato de querer resolver logo isso e comprar o ticket do que propriamente pela necessidade de tê-lo em mãos emitido para obter alguns vistos de países! Além disso, tenho plena certeza de que o ticket sofrerá diversas alterações ao longo da viagem: lugares que sonho em conhecer agora serão desprezados ao longo da viagem, assim como muito provavelmente, outros que hoje nem imagino conhecer, entrarão na rota da viagem.

Enfim, ainda não foi desta vez que tive uma informação mais concreta. Ao menos a certeza de que a cada dia a viagem se torna mais próxima e tudo vai ficando mais claro me estimulam a continuar neste ritmo!!! Pelo visto, meu sábado será de muito planejamento e correria, mais uma vez!!! O que consola é que logo logo tudo isso se define e chega ao fim, pelo menos parcialmente!!!

domingo, 18 de março de 2007

CRIANDO UM BLOG

Estou aprendendo a criar um blog para poder registrar os melhores momentos da minha viagem de volta ao mundo.... É só mais uma das centenas atividades de preparação da viagem que estou tentando resolver antes de partir....vamos ver como fica!!!

Várias dúvidas relacionadas ao blog se passam neste momento em minha cabeça, como por exemplo:

Devo escrever em inglês ou português? Afinal de contas, a maioria das pessoas que conheço falam e lêem o português mil vezes melhor que o inglês, mas por outro lado, a maioria dos meus amigos mochileiros que gostariam de acompanhar esta viagem e que têm me dado força e ajuda nesta preparação, só entendem o inglês...Decisão difícil...


Vamos ver como me saio e daí decido!!! Sugestões serão bem-vindas!