quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

AUSTRALIA - ADVANCE AUSTRALIA

Diferentemente da Nova Zelandia, apesar da pouca idade, a Australia eh um pais-quase-continente que possui uma forte identidade!!! Eh o que poderiamos chamar de pais precoce!!! Um pais que em poucas dezenas de anos conseguiu construir uma imagem inquestionavel e se tornou parada obrigatoria para 9 em cada 10 mochileiros que desejam viajar pelo mundo e se fixar temporariamente em algum lugar por um tempo para trabalhar e juntar um pouco mais de dinheiro!!!

A Australia eh assim: No Worries (Sem Preocupacoes)!!! Aqui a vida eh mais leve e eh realmente vivida, regada a muita cerveja e descontracao!!!


Stress eh um termo que definitivamente ainda nao entrou no dicionario local, muito pelo contrario, a falta de comprometimento dos Aussies ou OZs, como os proprios australianos se auto-denominam, chega ateh a irritar!!! Um pais de diversidades, enorme, praticamente do tamanho do Brasil, porem, com uma populacao total igual a da Grande Sao Paulo!!! Sobram espacos e oportunidades!!! Aqui todos tem emprego, por isso nao eh necessario roubar ou usar metodos violentos para sobreviver!!! Um garcon ganha em media de 12 a 18 dolares por hora e a renda media da populacao ativa eh de 1.000 dolares por semana!!!


Sidney eh disparado o melhor exemplo de cidade australiana cosmopolita e global!!! Dos 4 milhoes de habitantes, mais de um terco nao eh nativo!!! Dificil dizer ateh qual eh o tipo fisico caracteristico da cidade, pois loiros de ascendencia inglesa se misturam e se perdem em meio ao rebulico formado por outros europeus, asiaticos, aborigenes, libaneses, sirios e turistas provenientes de todos os cantos do planeta (alguns ateh parecem ter vindo de outra galaxia, mas deixa para la...)!!! Uma especie de mistura de SP e RJ, mas sem a violencia e poluicao que estamos cansados de ver. So as coisas boas de cada uma das cidades!!! Os "sidneysiders" vivem o dia como paulistas e aproveitam as tardes, noites e finais de semana como cariocas!!! Facil entender o porque dos imigrantes se instalarem na cidade e nao quererem mais ir embora!!! Carros importados "sem blindagem" desfilam a rodo pela cidade!! Sidney tem praias, zoologico, parques, pontos turisticos, entretenimento, oportunidades de trabalho...


Os varios dias que passei na cidade mais se pareceram com varias vidas, tamanha a quantidade de coisas que fiz, conheci, experimentei e vivi...

Da Opera House, Harbour Bridge e Darling Harbour, famosos cartoes-postais da cidade,



passando pelos cangurus e coalas do Taronga Zoo,

Chinatown e Chinese Gardens

ateh as famosas praias de aguas claras e refrescantes de Bondi Beach, onde reina a juventude e o Topless, e Manly, na peninsula norte!!!



Dias de sol e diversao, leves e relaxantes!!!
Ja Melbourne eh o contraponto perfeito a Sidney!!! Aqui os carros importados dao lugares aos bondes e carros antigos!!! Os finais de semana na praia ceddem espaco para os inumeros e aconchegantes cafes e piqueniques nos parques!!! Se Sidney eh modernidade, Melbourne eh o resgate da tradicao e apego!!! O tempo flui mais lentamente e o turbilhao de novidades acontece em doses homeopaticas!!!


Uma cidade que respira ares de Europa, sendo cortada pelo rio Yarra e margeada por parques, restaurantes e cafes!!!


O esporte eh um dos hobbies favoritos do povo. Nao a toa, os eventos esportivos australianos mais importantes do mundo acontecem aqui: Australia Open de tenis, GP de Formula 1, Campeonatos de Rugbi, Golfe e Cricket, sem contar que a primeira olimpiada sediada na Australia ocorreu aqui e soh depois de muito tempo veio a ser sediada em Sidney!!! Alias, esta rivalidade entre Sidney e Melbourne eh tao acirrada que para nao prejudicar nem uma nem outra cidade, a capital do pais foi escolhida Camberra (?!), uma cidade no meio do caminho entre ambas e usualmente fora do itinerario de mochileiros, turistas e demais viajantes!!!

Ao sul de Melbourne se localiza uma das estradas litoraneas mais famosas do mundo, a "Great Ocean Road", que corta antros de surf como Torquay (a cidade praieira onde surgiram as marcas de roupa Rip Curl e Quicksilver em meados dos anos 60) e Bells Beach (para quem se lembra do filme Cacadores de Emocao, com o Keanu Reeves e Patrick Swayze, aquele filme da quadrilha de surfistas que se vestia de ex-presidentes dos EUA para roubar bancos, esta eh a praia da cena final, das ondas gigantescas que supostamente ocorrem a cada seculo!!!) e culmina na Pedra dos 12 apostolos, esculpidas por Deus atraves da acao dos ventos e mares e considerada um dos cenarios mais bonitos do mundo!!!




A Great Ocean Road eh assim: a cada curva uma baia, a cada baia uma praia, a cada praia um paraiso selvagem espetacular!!!


Por-do-sol perfeito e inesquecivel para coroar uma longa jornada de tirar o folego!!!
 

Para fechar com chave de ouro os dias na terra dos cangurus, voei para a pequena cidade de Cairns em Queensland, norte da ilha. Cairns eh considerado o melhor lugar para se instalar e sair para explorar a "Great Barrier Reef", a maior barreira de corais do mundo!!! Com uma extensao de mais de 2.700 km ao longo da costa leste australiana e atingindo ate 80 km de largura em seu ponto maximo, esta barreira eh o unico organismo vivo capaz de ser observado a olho nu da Lua!!! Eh maior ateh do que a propria Muralha da China!!!
 


Mergulhar aqui eh submergir num ecossistema rico e unico!!! Aguas claras e quentes (27 C)!!! Dormir em um barco e mergulhar diversas vezes foi sem duvida um dos grandes momentos da viagem ateh agora!!! Sensacional!!!
 

Mas como tudo o que eh bom dura pouco, as tres semanas na Australia passaram voando e foram insuficientes para explorar devidamente todo o territorio outback!!! No final das contas, ficou a certeza de que a Australia eh muito mais do que apenas seus famosos cangurus, que, diga-se de passagem, possuem uma carne com sabor extremamente forte, mesmo quando acompanhada de molho adocicado de laranja e legumes, aquele sabor tipico de carne de animais exoticos e selvagens!!!
 

(Obs:Para os comicos e sarcasticos de plantao que me perguntaram inumeras vezes, a resposta eh "nao, eu nao conheci nem fiz o tal do canguru perneta, ta"?!)
Uma terra de contrastes que realmente merece retorno e ferias exclusivas!!! Um aperitivo que no contexto deste sonho foi especial e marcante, mas que deixou um gostinho de quero mais!!! Paciencia, fica para uma proxima oportunidade, que na minha cabeca, se tudo fluir bem, nao tardara a ocorrer!!! Sendo assim, ao inves do tradicional "Adeus", o "Ate Logo" caiu como uma luva na hora de me despedir do pais!!! Como eles mesmo dizem: "Cheers" OZ!!!