sábado, 22 de setembro de 2007

DEUS É BRASILEIRO E NOS PROTEGE, MAS NÃO CUSTA NADA DAR UMA FORCINHA PARA ELE!!!

Uma viagem por conta própria como esta de volta ao mundo com uma duração tão longa, por mais mochilão que seja, requer ao menos um planejamento básico bem feito para que certos tipos de inconveniências não ocorram. E não me refiro aos famosos "micos" de viagem, porque eles são sem dúvida uma das partes mais legais da viagem e sempre são situações que futuramente garantirão ótimas risadas e lembranças do momento!!!! Me refiro às situações que poderiam ter sido evitadas com um mínimo de preparação prévia como, por exemplo, não poder entrar num determinado país porque não sabíamos que era exigido visto de turismo para brasileiros ou a vacina contra febre amarela, ou que era necessário ter um seguro de saúde com cobertura de 30 mil Euros para pode ingressar, ou ainda, que os caixas 24 horas (ATMs ) de determinados países só permitem que realizemos saques de dinheiro se o cartão possuir chip, o que ainda não é uma realidade para 100% dos bancos brasileiros...Tudo bem que dizem que Deus é brasileiro e nos protege, mas não custa nada também dar uma forcinha para ele!!!

Além de todos esses benefícios, um bom planejamento ajuda a evitar desperdício de tempo e de dinheiro!!! Se lembrarmos que invariavelmente dinheiro desperdiçado representa dias a menos de viagem, certamente vale muuuuito a pena fazer de tudo para que isso não aconteça!!!! Por outro lado, é preciso achar o equilíbrio entre planejamento e improviso. Quando tudo é extremamente definido e engessado, a graça e o desafio de lidar com o inesperado diminui sensivelmente!!!!

Foi pensando em tudo isso que, desde fevereiro deste ano quando senti que a viagem ocorreria mesmo, comecei a trabalhar no planejamento da viagem numa fase que chamei de Preparação para o Mochilão! Foram quase oito meses de muita dedicação e organização, incluindo madrugadas e finais de semana, mas que foram muito gratificantes também!!!! Se formos buscar referências em guias, revistas, sites e afins especializados em dicas de viagem, em todos eles haverá um conselho do tipo "Aproveite para começar a sua viagem antes mesmo dela começar. Procure curtir a fase de planejamento, buscando informações sobre os lugares a serem visitados, antecipado mentalmente situações e imaginando a diversão esperada..." Dizem que se conselho fosse bom as pessoas não dariam, venderiam! Neste caso, vou dizer que os conselhos foram gratuitos e valeram a pena!!!

Enfim, não vou escrever aqui todas as atividades que constavam na minha lista, mas somente as principais. Apenas a título de curiosidade, no meu caso eu achei mais fácil dividir cada uma destas atividades em tarefas, para as quais procurei colocar uma data-limite para finalização e definir quem seria o responsável por realizá-la ou as pessoas com quem eu teria que interagir para resolvê-las. Exatamente como um projeto no modelo tradicional de gestão TRD (tarefa-responsabilidade-data)!!! OBS: O pessoal do trabaho deve ter ficado orgulhoso agora, hein?!

Financeiro: Este item incluiu desde o plano de poupança para juntar todo o dinheiro necessário para cobrir os gastos da viagem, já considerando a possível flutuação da taxa de câmbio, até pesquisas sobre quais cartões de débito e crédito levar, já que a maioria dos bancos oferece o serviço de saque internacional. Aliás, diga-se de passagem, este serviço é extremamente útil para viagens internacionais, pois permite que realizemos saques em dinheiro na moeda local do país em que estivermos e o valor corresponde em reais é automaticamente debitado da nossa conta, exatamente como se fosse um saque local. Desta forma, não precisamos ficar carregando "dólares na cueca" de bobeira, correndo riscos desnecessários!!!

Passagens: A atividade principal foi a definição de qual bilhete Round The World (RTW) utilizar. Basicamente, existem três alianças aéreas que oferecem este ticket de forma similar: Star Alliance, Sky Team e Oneworld. Todas disponibilizam no seu respectivo site um programa-simulador que nos permite verificar qual é a mais adequada para os itinerários e prazos que pretendemos seguir. Esta foi uma das etapas que mais me consumiram tempo!!! Aqui também cabe um comentário que surpreendeu praticamente todas as pessoas que me perguntaram sobre o custo da viagem: um bilhete RTW que dá direito de viajar por 20 países em até um ano (respeitando algumas regulamentações que variam de aliança para aliança), custa em torno de 4.000 dólares já com as taxas de embarque. O melhor de tudo é que não é cobrada nenhuma taxa adicional para reagendar datas de vôos, mas apenas para casos de troca de itinerário!!! Ou seja, flexibilidade a um preço muito bom!!!

Uma outra passagem que possui uma relação custo x benefício excelente e que vale a pena comprar aqui no Brasil, pois não é vendida no exterior, é a de trem, o famoso Eurail Pass. Há diversos tipos de ticket que variam conforme idade da pessoa, tempo de viagem e itinerário. http://www.cwtturismo.com.br/trens.htm

Vistos: Disparado a parte mais chata da preparação!!! Para essa atividade em especial eu segui a linha do "não-tente-fazer-tudo-sozinho" e contratei os serviços de um despachante especializado, que me ajudou a levantar toda documentação necessária e preencher trocentos mil formulários!!! Para ter idéia do quão enrolada é esta atividade, falta pouco menos de um mês para eu viajar e ainda preciso tirar pelo menos mais quatro vistos!!! Atenção para esta atividade, porque como já escrevi anteriormente, por causa de um mísero carimbo, podemos ter que deixar de conhecer um país inteiro e viver momentos inesquecíveis!!! No site www.vistos.com.br é possível verificar quais os países que exigem vistos para brasileiros e a documentação requerida por cada consulado!!! Ninguém merece burocracia!!!!

Estadias: Atividade relativamente tranqüila. Apenas me preocupei em renovar a caretirinha internacional do Albergue da Juventude (www.albergues.com.br) e consultar sites e comunidades na internet sobre os preços de hotéis, pousadas e hostels em alguns dos países que pretendo conhecer. Ah é, só para constar, no sul da Ásia, a diária de um quarto individual de hotel custa em torno de 5 dólares, um preço ridiculamente ridículo em comparação com os EUA e a Europa!!! Na Tailândia, este valor abaixa para até a 2 dólares com café da manhã!!!!

Documentações: Outra atividade simples, porém, bem importante! Entre outros, deixei preparada uma procuração atribuindo plenos poderes a um representante, para o caso de qualquer necessidade de representação em meu nome enquanto eu estiver viajando. Além disso, procurei me informar sobre a necessidade de tirar a carteira internacional de habilitação! Depois de consultar amigos que moram no exterior e pessoas que viajam constamente para fora e alugam carros, decidi levar apenas a carteira nacional, visto que é aceita na maioria dos países, e em muitos deles, até mais do que a própria carteira internacional!!!! Uma dica que recebi de uma amiga que mora na Alemanha é levar uma "colinha" com a tradução da carteira, já que se for parado por um guarda em outro país, ele provavelmente não entenderá o documento em português e pode complicar as coisas se ficar irritado!!!!

Plano Médico e Odontológico: Embora a maioria dos cartões de crédito já ofereça um serviço de cobertura para viagens no exterior ao titular, resolvi fazer um Plano-Plano mesmo!!! Lembrando que, nos países do Tratado de Schengen (Europa), corremos o risco de não ter a permissão de entrar, caso não comprovemos a existência de um seguro de viagem com cobertura de pelo menos 30 mil Euros. Além disso, viajar descoberto pode doer também no bolso se por algum motivo for preciso utilizar a rede médica-hospitalar no exterior!!!! Em alguns países, até para comprar um simples comprimido contra dor-de-cabeça é necessário apresentar na farmácia a prescrição do médico. Caso contrário, o remédio não é vendido!!! E para que o médico prescreva o remédio, é necessário passar antes por uma consulta que pode chegar até a 300 dólares!!! Absurdo, mas verdade!!! Enfim, para diminuir as chances de gastos e aborrecimentos extras, vale a pena também passar por um check up aqui no Brasil e tomar todas as vacinas antes de iniciar a viagem !!!

Sugestão de assistência médica internacional: www.isisbrasil.com.br

Gerais: Com certeza, realizar esta viagem e não dar notícias para os amigos, familiares, namorada ou sequer deixar um registro dos principais momentos à medida em que forem acontecendo, não teria a mesma graça!!! Sei que sou suspeito para falar, mas posso dizer o quanto tem sido muito bom receber o carinho de todos em relação à viagem e, na mesma proporção, o quanto tem sido grande a vontade de querer, de certa forma, levar cada um nesta viagem comigo!!!! A solução que achei mais adequada foi criar este blog, que é muito fácil de utilizar e de trocar notícias com as pessoas!!!! (www.blogspot.com). Atualmente, salvo raríssimas exceções, todos os lugares do mundo possuem acesso à internet, o que facilita bastante o contato e ajuda muito a matar a saudade!!!

Até hoje, nunca fui um grande adepto de pacotes de viagens...Sinceramente, não sei bem ao certo o porquê...Talvez, porque o espírito explorador e aventureiro ainda exista dentro de mim e me faça sentir uma grande necessidade de enfrentar o imprevisto e o desconhecido, deixando a vida acontecer naturalmente e tendo que tomar decisões momentâneas...Ou talvez, porque sinto que muito em breve vou preferir somente realizar viagens bem planejadas e estruturadas, com o único objetivo de descansar e curtir sem ter que esquentar a cabeça e lidar com imprevistos!!!! No final das contas, isso não importa muito. Em maior ou menor grau de organização, com toda esta experiência, eu aprendi que um bom planejamento contribui muito para que tenhamos uma boa viagem e para que a experiência seja melhor aproveitada!!! Certamente, ao longo do tempo e dos lugares me depararei com inúmeras situações que nem imaginava que pudessem ocorrer. O lado bom é que é exatamente isso que tornará ao mesmo tempo a viagem excitante e desafiadora!!! Fazendo uma analogia, se esta viagem fosse uma folha totalmente em branco de um caderno, o que eu tentei fazer durante a fase de preparação foi traçar as linhas de pauta que guiarão as palavras, frases e estórias inesquecíveis que vou registrar quando a viagem tiver, de fato, começado!!!

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

"O VALOR DAS COISAS NÃO ESTÁ NO TEMPO EM QUE ELAS DURAM, MAS NA INTENSIDADE COM QUE ACONTECEM..."

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." (Fernando Pessoa)

Desde que comecei a sonhar com esta viagem e lutar para torná-la real, sempre tive consciência de que por mais que fosse um sonho de vida, eu desistiria de tudo sem pensar duas vezes, caso um dos três seguintes motivos acontecesse, não importando o quão próximo de acontecer esta viagem estivesse:

Uma doença grave comigo ou com algum familiar próximo: uma dessas doenças que requer acompanhamento e tratamento dedicado, que desgasta emocionalmente, que nos relembra o quanto somos extremamente frágeis diante da grandeza da vida, que invariavelmente nos leva fulminantemente embora a alegria e o otimismo de viver, que nos coloca em cheque contra os propósitos da vida e que nos faz questionar sobre o sofrimento inerente à nossa existência....Nem preciso justificar muito este ponto, porque sei que por unanimidade todos concordam que não há a menor condição psicológica de partir para uma viagem como esta e aproveitá-la plenamente, sabendo da situação que está sendo deixada para trás mesmo que temporariamente!!!!

Uma proposta de trabalho irrecusável: não apenas uma boa proposta de trabalho, mas uma oportunidade daquelas que poucos têm a chance de receber ao longo da carreira e que, ouso dizer, a maioria nem nunca terá...Daquelas que nos fazem crescer em todos os sentidos: financeiramente, profissionalmente, pessoalmente e emocionalmente!!! Que nos fazem pular etapas... O famoso "trem da oportunidade", com o qual provavelmente iremos nos deparar somente uma vez na vida, isso se tivermos a sorte de nos deparar...

A mulher da minha vida: é claro que como toda boa epopéia romântica que se preze eu não poderia deixar faltar esse motivo na estória!!!! Sempre soube que se eu estivesse muito apaixonado, feliz, amando como nunca amei em toda a minha vida, sentindo no coração ter encontrado a mulher da minha vida, aquela companhia que me completa, que me faz querer ser um homem melhor a cada dia, que tem o dom de transformar as banalidades do dia-a-dia em momentos e experiências especiais e inesquecíveis, que me fizesse querer compartilhar a minha vida com a dela e vice-versa, eu certamente abiria mão deste sonho para viver o romance...

A verdade é que a viagem está muito próxima de acontecer, já que daqui há um mês, se tudo correr bem, ela se inicia. Sei que tudo pode acontecer ainda e que posso ter que desistir em cima da hora, mas as chances disso acontecer vão diminuindo conforme o tempo vai passando! Graças a Deus, em termos de saúde, eu e minha família estamos todos bem e não acredito que doença será impeditivo para abdicar do sonho, mas é o tipo da coisa que só terei certeza quando chegar o dia da viagem...

Quanto à proposta irrecusável de trabalho, digamos que nestes seis anos de carreira, tenho sido bem reconhecido pelo esforço e dedicação ao trabalho e, talvez por isso, as oportunidades e reconhecimentos têm aparecido regularmente. Porém, nunca recebi uma proposta que eu realmente encarasse como única...Penso que as que recebi até hoje, inclusive a do próprio banco quando comuniquei sobre a viagem, foram sempre boas propostas, mas nada excepcional a ponto de me fazer abrir mão deste sonho. Não houve algo surpreendente, como por exemplo, uma oferta para assumir uma área do banco ou ser expatriado. Indo nessa linha de raciocíno, quero acreditar até que Deus está me reservando este momento para o futuro...Vamos ver!!!

Agora o Amor, sim, realmente é algo que nos surpreende, não é mesmo? E como surpreende!!! Como pode ter tanto poder um simples sentimento?!?!? Eu sou uma pessoa muito ligada em relacionamento humano. Eu me conheço bem e sei que seria facilmente capaz de desistir de viajar para viver um grande romance de amor!!!! Talvez por isso, de uma forma até meio que subconsciente, eu estava evitando me envolver profudamente com alguma garota...Mas às vezes parece que o coração torna-se independente de nossas vontades e assume vida própria!!! Toda essa introdução foi só para me justificar e dizer que cheguei a pensar em desistir do sonho recentemente!!! Não vou entrar muito nos detalhes, até porque ainda estamos (sim, ela e eu!!) tentando superar a incerteza do futuro!!! Mas de repente, quando eu menos esperava, a mulher mais especial que já conheci entrou na minha vida e me conquistou de tal forma que sei que se a viagem demorasse mais um pouco para começar, eu desistiria de tudo!!! Loucura??? Pode ser, ainda não estou 100% seguro se estou tomando a decisão certa, mas conversamos bastante e entendemos que devemos deixar mais este ponto em aberto na minha vida para quando eu voltar!!! Por enquanto, de certo mesmo, só sei que a minha maior dor da partida também será meu maior estímulo para voltar, e ela sabe disso!!!! ETAM (Essa, só ela vai entender!!!!).

Sem brincadeira, se eu tivesse que acreditar e confiar numa nova religião ou num novo Deus, certamente o nome dele seria "Futuro", porque a quantidade de coisas que estou abrindo mão temporariamente e que vão depender desse tal de "Futuro" não está no gibi!!!!! Toda a dor que estou sentindo pela distância forçada de ter que deixar para trás trabalho, família, amigos e este novo amor vão depender muito da força do Futuro!!!!