sábado, 22 de setembro de 2007

DEUS É BRASILEIRO E NOS PROTEGE, MAS NÃO CUSTA NADA DAR UMA FORCINHA PARA ELE!!!

Uma viagem por conta própria como esta de volta ao mundo com uma duração tão longa, por mais mochilão que seja, requer ao menos um planejamento básico bem feito para que certos tipos de inconveniências não ocorram. E não me refiro aos famosos "micos" de viagem, porque eles são sem dúvida uma das partes mais legais da viagem e sempre são situações que futuramente garantirão ótimas risadas e lembranças do momento!!!! Me refiro às situações que poderiam ter sido evitadas com um mínimo de preparação prévia como, por exemplo, não poder entrar num determinado país porque não sabíamos que era exigido visto de turismo para brasileiros ou a vacina contra febre amarela, ou que era necessário ter um seguro de saúde com cobertura de 30 mil Euros para pode ingressar, ou ainda, que os caixas 24 horas (ATMs ) de determinados países só permitem que realizemos saques de dinheiro se o cartão possuir chip, o que ainda não é uma realidade para 100% dos bancos brasileiros...Tudo bem que dizem que Deus é brasileiro e nos protege, mas não custa nada também dar uma forcinha para ele!!!

Além de todos esses benefícios, um bom planejamento ajuda a evitar desperdício de tempo e de dinheiro!!! Se lembrarmos que invariavelmente dinheiro desperdiçado representa dias a menos de viagem, certamente vale muuuuito a pena fazer de tudo para que isso não aconteça!!!! Por outro lado, é preciso achar o equilíbrio entre planejamento e improviso. Quando tudo é extremamente definido e engessado, a graça e o desafio de lidar com o inesperado diminui sensivelmente!!!!

Foi pensando em tudo isso que, desde fevereiro deste ano quando senti que a viagem ocorreria mesmo, comecei a trabalhar no planejamento da viagem numa fase que chamei de Preparação para o Mochilão! Foram quase oito meses de muita dedicação e organização, incluindo madrugadas e finais de semana, mas que foram muito gratificantes também!!!! Se formos buscar referências em guias, revistas, sites e afins especializados em dicas de viagem, em todos eles haverá um conselho do tipo "Aproveite para começar a sua viagem antes mesmo dela começar. Procure curtir a fase de planejamento, buscando informações sobre os lugares a serem visitados, antecipado mentalmente situações e imaginando a diversão esperada..." Dizem que se conselho fosse bom as pessoas não dariam, venderiam! Neste caso, vou dizer que os conselhos foram gratuitos e valeram a pena!!!

Enfim, não vou escrever aqui todas as atividades que constavam na minha lista, mas somente as principais. Apenas a título de curiosidade, no meu caso eu achei mais fácil dividir cada uma destas atividades em tarefas, para as quais procurei colocar uma data-limite para finalização e definir quem seria o responsável por realizá-la ou as pessoas com quem eu teria que interagir para resolvê-las. Exatamente como um projeto no modelo tradicional de gestão TRD (tarefa-responsabilidade-data)!!! OBS: O pessoal do trabaho deve ter ficado orgulhoso agora, hein?!

Financeiro: Este item incluiu desde o plano de poupança para juntar todo o dinheiro necessário para cobrir os gastos da viagem, já considerando a possível flutuação da taxa de câmbio, até pesquisas sobre quais cartões de débito e crédito levar, já que a maioria dos bancos oferece o serviço de saque internacional. Aliás, diga-se de passagem, este serviço é extremamente útil para viagens internacionais, pois permite que realizemos saques em dinheiro na moeda local do país em que estivermos e o valor corresponde em reais é automaticamente debitado da nossa conta, exatamente como se fosse um saque local. Desta forma, não precisamos ficar carregando "dólares na cueca" de bobeira, correndo riscos desnecessários!!!

Passagens: A atividade principal foi a definição de qual bilhete Round The World (RTW) utilizar. Basicamente, existem três alianças aéreas que oferecem este ticket de forma similar: Star Alliance, Sky Team e Oneworld. Todas disponibilizam no seu respectivo site um programa-simulador que nos permite verificar qual é a mais adequada para os itinerários e prazos que pretendemos seguir. Esta foi uma das etapas que mais me consumiram tempo!!! Aqui também cabe um comentário que surpreendeu praticamente todas as pessoas que me perguntaram sobre o custo da viagem: um bilhete RTW que dá direito de viajar por 20 países em até um ano (respeitando algumas regulamentações que variam de aliança para aliança), custa em torno de 4.000 dólares já com as taxas de embarque. O melhor de tudo é que não é cobrada nenhuma taxa adicional para reagendar datas de vôos, mas apenas para casos de troca de itinerário!!! Ou seja, flexibilidade a um preço muito bom!!!

Uma outra passagem que possui uma relação custo x benefício excelente e que vale a pena comprar aqui no Brasil, pois não é vendida no exterior, é a de trem, o famoso Eurail Pass. Há diversos tipos de ticket que variam conforme idade da pessoa, tempo de viagem e itinerário. http://www.cwtturismo.com.br/trens.htm

Vistos: Disparado a parte mais chata da preparação!!! Para essa atividade em especial eu segui a linha do "não-tente-fazer-tudo-sozinho" e contratei os serviços de um despachante especializado, que me ajudou a levantar toda documentação necessária e preencher trocentos mil formulários!!! Para ter idéia do quão enrolada é esta atividade, falta pouco menos de um mês para eu viajar e ainda preciso tirar pelo menos mais quatro vistos!!! Atenção para esta atividade, porque como já escrevi anteriormente, por causa de um mísero carimbo, podemos ter que deixar de conhecer um país inteiro e viver momentos inesquecíveis!!! No site www.vistos.com.br é possível verificar quais os países que exigem vistos para brasileiros e a documentação requerida por cada consulado!!! Ninguém merece burocracia!!!!

Estadias: Atividade relativamente tranqüila. Apenas me preocupei em renovar a caretirinha internacional do Albergue da Juventude (www.albergues.com.br) e consultar sites e comunidades na internet sobre os preços de hotéis, pousadas e hostels em alguns dos países que pretendo conhecer. Ah é, só para constar, no sul da Ásia, a diária de um quarto individual de hotel custa em torno de 5 dólares, um preço ridiculamente ridículo em comparação com os EUA e a Europa!!! Na Tailândia, este valor abaixa para até a 2 dólares com café da manhã!!!!

Documentações: Outra atividade simples, porém, bem importante! Entre outros, deixei preparada uma procuração atribuindo plenos poderes a um representante, para o caso de qualquer necessidade de representação em meu nome enquanto eu estiver viajando. Além disso, procurei me informar sobre a necessidade de tirar a carteira internacional de habilitação! Depois de consultar amigos que moram no exterior e pessoas que viajam constamente para fora e alugam carros, decidi levar apenas a carteira nacional, visto que é aceita na maioria dos países, e em muitos deles, até mais do que a própria carteira internacional!!!! Uma dica que recebi de uma amiga que mora na Alemanha é levar uma "colinha" com a tradução da carteira, já que se for parado por um guarda em outro país, ele provavelmente não entenderá o documento em português e pode complicar as coisas se ficar irritado!!!!

Plano Médico e Odontológico: Embora a maioria dos cartões de crédito já ofereça um serviço de cobertura para viagens no exterior ao titular, resolvi fazer um Plano-Plano mesmo!!! Lembrando que, nos países do Tratado de Schengen (Europa), corremos o risco de não ter a permissão de entrar, caso não comprovemos a existência de um seguro de viagem com cobertura de pelo menos 30 mil Euros. Além disso, viajar descoberto pode doer também no bolso se por algum motivo for preciso utilizar a rede médica-hospitalar no exterior!!!! Em alguns países, até para comprar um simples comprimido contra dor-de-cabeça é necessário apresentar na farmácia a prescrição do médico. Caso contrário, o remédio não é vendido!!! E para que o médico prescreva o remédio, é necessário passar antes por uma consulta que pode chegar até a 300 dólares!!! Absurdo, mas verdade!!! Enfim, para diminuir as chances de gastos e aborrecimentos extras, vale a pena também passar por um check up aqui no Brasil e tomar todas as vacinas antes de iniciar a viagem !!!

Sugestão de assistência médica internacional: www.isisbrasil.com.br

Gerais: Com certeza, realizar esta viagem e não dar notícias para os amigos, familiares, namorada ou sequer deixar um registro dos principais momentos à medida em que forem acontecendo, não teria a mesma graça!!! Sei que sou suspeito para falar, mas posso dizer o quanto tem sido muito bom receber o carinho de todos em relação à viagem e, na mesma proporção, o quanto tem sido grande a vontade de querer, de certa forma, levar cada um nesta viagem comigo!!!! A solução que achei mais adequada foi criar este blog, que é muito fácil de utilizar e de trocar notícias com as pessoas!!!! (www.blogspot.com). Atualmente, salvo raríssimas exceções, todos os lugares do mundo possuem acesso à internet, o que facilita bastante o contato e ajuda muito a matar a saudade!!!

Até hoje, nunca fui um grande adepto de pacotes de viagens...Sinceramente, não sei bem ao certo o porquê...Talvez, porque o espírito explorador e aventureiro ainda exista dentro de mim e me faça sentir uma grande necessidade de enfrentar o imprevisto e o desconhecido, deixando a vida acontecer naturalmente e tendo que tomar decisões momentâneas...Ou talvez, porque sinto que muito em breve vou preferir somente realizar viagens bem planejadas e estruturadas, com o único objetivo de descansar e curtir sem ter que esquentar a cabeça e lidar com imprevistos!!!! No final das contas, isso não importa muito. Em maior ou menor grau de organização, com toda esta experiência, eu aprendi que um bom planejamento contribui muito para que tenhamos uma boa viagem e para que a experiência seja melhor aproveitada!!! Certamente, ao longo do tempo e dos lugares me depararei com inúmeras situações que nem imaginava que pudessem ocorrer. O lado bom é que é exatamente isso que tornará ao mesmo tempo a viagem excitante e desafiadora!!! Fazendo uma analogia, se esta viagem fosse uma folha totalmente em branco de um caderno, o que eu tentei fazer durante a fase de preparação foi traçar as linhas de pauta que guiarão as palavras, frases e estórias inesquecíveis que vou registrar quando a viagem tiver, de fato, começado!!!

4 comentários:

suus disse...

Hi Uli,

Almost ready for take off!!!
I do not really understand your text, but I talk to you regularly, so I think I know what it is about ;-) Enjoy your weeks in Brazil and hope to see you in Holland one day, or elsewhere in the world! xx, Suzanne

PH disse...

Fala rapá! Sou amigo da Carlinha, ela que me recomendou ler seu blog, o que depois dela me explicar que você vai seguir o exemplo do grande "Matt" do you tube, que viajou (e ainda viaja) o mundo todo, fiquei superempolgado.

Espero que dê td certo na sua trip e esterei acompanhando seu diário de bordo virtual.

Grande abraço!

Unknown disse...

OI AMIGO, POR POUCO NAO FALAVA CONTIGO ANTES DESTA VIAGEM, MAS NESTE LOUCO ATROPELO DO DIA-A-DIA QUASE NAO SOBRA TEMPO PARA FALAR COM AS PESSOAS QUE ENCONTRAMOS NOS CAMINHOS COMO ENCONTREI VC POR UM ACASO EM UM RESTAURANTE EM PORTO SEGURO. MAS SEMPRE ME LEMBRAVA DE VC COM MUITO CARINHO. ESTAREI AGORA COLADINHA NO TEU BLOG SEGUINDO TEUS PASSOS... BEIJOS BOM FALAR COM VC, ENCONTRANDO COM O NILLS NA HOLANDA NAO ESQUEÇA DE DAR MEU ABRACO. NA VOLTA TE ESPERO AQUI.

Anônimo disse...

Ulisses, seu post tá d+!! Um verdadeiro guia!
Boa sorte! E vê se passa no hawaii e na indonésia hein!!!
Bjos :-*