sábado, 11 de outubro de 2008

CHILE - POR LA RAZON O LA FUERZA (Parte II)

Voltar ao Chile para desafiar os limites físicos do próprio corpo e mente e poder gritar aliviadamente aos céus toda a felicidade e realização da vitória...A vitória da batalha pessoal!!! Cinco dias no paraíso-patagônico-chileno de Torres del Paine que entraram para a coletânea de grandes momentos da viagem, se é que é justo e possível selecionar apenas alguns grandes momentos numa jornada tão espetacular como esta!!!






Uma vez mais o menino-mochileiro deparando-se em seu caminho de luz com a imensidão da vida que brada gigantismo e onipresença!!! A força que alimenta a nossa necessidade de ser eternamente livres e preenche a carência interior. O combustível natural que nos faz mover com mais potência e assertividade rumo aos nossos objetivos e conquistas. A serenidade que nos guia pelos tempestuosos caminhos do cotidiano e incertezas do futuro!!! Uma chance a mais para ratificar a certeza das escolhas feitas e provar que quando Deus fecha uma porta, ele abre duas janelas. Abre sim, porque as minhas foram mais do que abertas, estão escancaradas para que todos os céticos e duvidosos possam ver e invejar!!! Sábio Fernando Pessoa que um dia registrou celebremente: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”!!!



Escola para a vida!!! O desafio constante e infinito de superar a mais alta das montanhas ou o mais extenso dos planaltos.




Atenção redobrada aos pequenos obstáculos traiçoeiros e aparentemente desprezíveis. “Ninguém tropeça em montanhas!”. Passo a passo, ritmado, sempre em frente, sem desanimar, sem desistir!!! “Lutar sempre, vencer às vezes, desistir jamais”! É o lema, é o tom de quem quer vencer, mesmo que não chegue necessariamente ao fim, porque na verdade, o caminho é tão belo ou até mais relevante do que a própria chegada!!! O caminho é a transformação!!! É a trilha que distingue os que vivem dos que existem!!! E o vencedor é aquele que se dá conta disso!!! O circuito “W”, de “winner”, de vencedor!!! Metáforas para a vida! Infinitas!!! Só de estar lá já teria valido a pena demais!!!



Mais alguns momentos para pensar e refletir sobre o valor que damos às coisas em meio a um cenário estimulante e que nos deixa paralisados atônitos diante de tanta beleza!!! Como fugir do lugar-comum quando o comum do lugar é ser o lugar-comum perfeito e impressionante?! A natureza que acolhe e conforta, que aquece e abriga, que transforma e transcende!!! Uma barraca para dois, Deus e eu, eu e Deus, novamente, mas não importa, aqui é o lugar-comum, onde tudo pode, tudo faz sentido, tudo é permitido!!! Deus mestre e professor!!! Lição ensinada, lição aprendida!!!






O retorno mais do que pertinente e produtivo ao país onde tudo começou!!!! O complemento exato para o desafio encarado!!! Um adendo que se tornou original!!! A recompensa gratificante pelo esforço e persistência!!! Torres del Paine, as Torres do Céu!!! O Céu abençoado que testemunhou mais uma parte do auto-desenvolvimento e transformação contínua do mochileiro-sonhador!!




A trilha mágica que parece nos elevar às alturas dos condores andinos só para podermos sentir por um instante fulgás o gostinho de voar sem limites e atingir exatamente este mesmo Céu, onde o sentimento de liberdade incontida nos faz crer piamente que podemos transpor qualquer limite sempre que acreditarmos em nós mesmos, acima de tudo!!!



Valeu demais voltar...Valeu cada passo....Valeu cada instante...Valeu cada emoção...Valeu cada sentimento...Valeu cada reflexão...Valeu a pena, muito a pena, porque depois de uma experiência singular como esta, a alma assim, por menor que ainda seja, nunca mais é pequena!!!