sábado, 11 de outubro de 2008

CHILE - POR LA RAZON O LA FUERZA (Parte II)

Voltar ao Chile para desafiar os limites físicos do próprio corpo e mente e poder gritar aliviadamente aos céus toda a felicidade e realização da vitória...A vitória da batalha pessoal!!! Cinco dias no paraíso-patagônico-chileno de Torres del Paine que entraram para a coletânea de grandes momentos da viagem, se é que é justo e possível selecionar apenas alguns grandes momentos numa jornada tão espetacular como esta!!!






Uma vez mais o menino-mochileiro deparando-se em seu caminho de luz com a imensidão da vida que brada gigantismo e onipresença!!! A força que alimenta a nossa necessidade de ser eternamente livres e preenche a carência interior. O combustível natural que nos faz mover com mais potência e assertividade rumo aos nossos objetivos e conquistas. A serenidade que nos guia pelos tempestuosos caminhos do cotidiano e incertezas do futuro!!! Uma chance a mais para ratificar a certeza das escolhas feitas e provar que quando Deus fecha uma porta, ele abre duas janelas. Abre sim, porque as minhas foram mais do que abertas, estão escancaradas para que todos os céticos e duvidosos possam ver e invejar!!! Sábio Fernando Pessoa que um dia registrou celebremente: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”!!!



Escola para a vida!!! O desafio constante e infinito de superar a mais alta das montanhas ou o mais extenso dos planaltos.




Atenção redobrada aos pequenos obstáculos traiçoeiros e aparentemente desprezíveis. “Ninguém tropeça em montanhas!”. Passo a passo, ritmado, sempre em frente, sem desanimar, sem desistir!!! “Lutar sempre, vencer às vezes, desistir jamais”! É o lema, é o tom de quem quer vencer, mesmo que não chegue necessariamente ao fim, porque na verdade, o caminho é tão belo ou até mais relevante do que a própria chegada!!! O caminho é a transformação!!! É a trilha que distingue os que vivem dos que existem!!! E o vencedor é aquele que se dá conta disso!!! O circuito “W”, de “winner”, de vencedor!!! Metáforas para a vida! Infinitas!!! Só de estar lá já teria valido a pena demais!!!



Mais alguns momentos para pensar e refletir sobre o valor que damos às coisas em meio a um cenário estimulante e que nos deixa paralisados atônitos diante de tanta beleza!!! Como fugir do lugar-comum quando o comum do lugar é ser o lugar-comum perfeito e impressionante?! A natureza que acolhe e conforta, que aquece e abriga, que transforma e transcende!!! Uma barraca para dois, Deus e eu, eu e Deus, novamente, mas não importa, aqui é o lugar-comum, onde tudo pode, tudo faz sentido, tudo é permitido!!! Deus mestre e professor!!! Lição ensinada, lição aprendida!!!






O retorno mais do que pertinente e produtivo ao país onde tudo começou!!!! O complemento exato para o desafio encarado!!! Um adendo que se tornou original!!! A recompensa gratificante pelo esforço e persistência!!! Torres del Paine, as Torres do Céu!!! O Céu abençoado que testemunhou mais uma parte do auto-desenvolvimento e transformação contínua do mochileiro-sonhador!!




A trilha mágica que parece nos elevar às alturas dos condores andinos só para podermos sentir por um instante fulgás o gostinho de voar sem limites e atingir exatamente este mesmo Céu, onde o sentimento de liberdade incontida nos faz crer piamente que podemos transpor qualquer limite sempre que acreditarmos em nós mesmos, acima de tudo!!!



Valeu demais voltar...Valeu cada passo....Valeu cada instante...Valeu cada emoção...Valeu cada sentimento...Valeu cada reflexão...Valeu a pena, muito a pena, porque depois de uma experiência singular como esta, a alma assim, por menor que ainda seja, nunca mais é pequena!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

sempre sonhei ir ao chile..especialmente à patagónia!!!!
beijos de portugal
boa viagem

Anônimo disse...

cada vez que passo por aqui... me sinto mais forte!
foda esse blog!
bjs
Dani

Unknown disse...

Fala Ulisses!!

Terminei de ler seu blog hj e vc está de parabéns por tudo....pela coragem da viagem e de deixar tudo e pela descrição muito rica de todos os países.

Espero te reencontrar em breve aqui em SP.

Grande abraço!

Paul disse...

Really awesome Ulisses! Glad to see you're still out there trying to find the biggest mountain to climb... literally in this case :)

J. disse...

Espero que um dia vc consiga atualizar este blog... falando de amor e sem saber como terminaria sua viagem e principalmente como seria a volta...
Eu só espero.

Fellipe disse...

Opa! Parou de atualizar por quê, cara? Queremos saber o final da história, como foi o retorno? Estou pra começar minha viagem em setembro, devo sair do trabalho mês que vem se der tudo certo... vou colocar o link do seu blog no que estou começando: omochilao.wordpress.com. Valeu pelos relatos e pelas dicas, vai ser muito útil pra muitos mochileiros por aí!