sexta-feira, 2 de novembro de 2007

PERU - FIRME Y FELIZ POR LA UNION

De acordo com a definicao do dicionario, uma das formas de tomarmos um choque eh termos nosso corpo submetido a passagem de uma corrente eletrica que cause estimulacao dos nervos. Porem, uma outra forma mais rapida de levar um choque eh pegar um voo direto do Chile para Lima, no Peru. Quem conhece ambos os lugares sabe do que estou falando!!! Sair de Santiago e chegar em Lima eh como sair de Curitiba e ir para o interior da Bahia, ou ainda, sair do bairro dos Jardins em Sao Paulo e ir direto para o Capao Redondo!!! Nao eh preciso nem sair do aeroporto para logo sentir o clima intimidatorio de tensao e pobreza que rola no ar...Normal para um pais que sofreu por anos com os atos terroristas das faccoes Tupac Amaru e Sendero Luminoso e com um governo que teve um principio otimo, mas seguido de anos de corrupcao e roubalheira!!! Mas como costuma se dizer, "a primeira impressao eh a que fica" e no meu caso, ela foi horrivelmente horrivel!!! Cheguei ate ao cumulo de dar Gracas a Deus que soh iria ficar poucos dias no Peru!!!

Lima eh uma das cidades que melhor retrata a atual America Latina. Sim, porque em sua grande parte, o continente em que vivemos nao eh como o Brasil!!! Lima eh uma capital em que a pobreza pode ser vista por todos os cantos, exceto nos bairros turisticos um pouco mais estruturados, como Miraflores e San Isidro!!!

Lima eh a 4a maior cidade da America Latina e possui 9 milhoes de habitantes, sendo que 50% deles nao moram na propria cidade. Em Lima NUNCA chove, apenas garoa ao redor do mes de abril, por isso as casas limenhas nem possuem telhado pontudo como tradicionalmente estamos acostumados a ver no Brasil. Lima, assim como todo o Peru, sofre com os abalos sismicos da geografia de seu relevo. As acomodacoes de placas sao constantes e imprevisiveis. Ja eh parte do dia a dia do povo lidar com o risco de terremoto !!! Em Lima, o transito eh caotico. Lima nao possui metro nem trem. Carros velhos e onibus que mais se parecem ferro-velhos circulam pela cidade e convertem a sua frente subitamente sem sinalizar, sem respeitar as regras de transito!!! No lugar do sinal de seta, os motoristas apenas utilizam a buzina!!! Terra de ninguem!!! Coisa de louco!!! Paulistano reclama de barriga cheia!!! Certeza!!!
Apesar do caos limenho, o Peru ainda consegue ser um lugar muito especial! Mas soh quem passa um tempo maior eh capaz de perceber a beleza e a forca do povo e do pais, apesar de todas as dificuldades!!! Soh no Peru voce vai tomar a famosa Inca Kola, um refrigerante de tonalidade amarelo-xixi que de cola mesmo nao tem nada!!! Fazendo uma analogia, Inca Kola esta para o Peru assim como o Guarana Jesus estah para o Maranhao, ouso dizer!!! Duas bebidas artificialmente horrorosas, porem, unicas!!!

Em compensacao, no Peru voce tambem vai poder beber o Pisco Sour, uma bebida alcoolica destilada extremamente forte e que se vende em praticamente todos os restaurantes e bares!!! Em Lima, ha o famoso Ceviche, um dos pratos mais conhecidos da tao peculiar culinaria peruana!!! Como diz o chavao, vir ao Peru e nao comer Ceviche eh como ir a Roma e nao ver o Papa!!! Excelente prato!!! File de truta cru cortado em pedacos, regado ao molho de cebola e limao e acompanhado de abobora, milho cozido e milho tostado!!! Algo como isso!!! Lembra um pouco o sabor do sashimi japones!!!


Lima tambem esta se dando conta do seu potencial turistico, ateh outrora apenas um coadjuvante da famosa Machu Picchu!!! O centro historico esta sendo todo reformado. Na Plaza de Armas, a Catedral da cidade e o Palacio do Governo se sobressaem. Espalhados pela cidade, ha ainda muitos predios antigos lindos que nao deixam nada a dever aos de Santiago ou de Sao Paulo!!!



Enfim, vale o passeio para conhecer esta capital que eh banhada pelas frias aguas do Oceano Pacifico!!! Garantia de novidades e experiencias inesqueciveis!!!



Agora, inesquecivel mesmo eh a regiao de Cusco, onde no seculo XVI a civilizacao Inca se instalou e desenvolveu uma das mais brilhantes historia de toda a humanidade!!! Cusco fica a 3.400m de altitude, incrustado nas montanhas andinas. Logo que se chega na cidade, sente-se o famoso efeito da altitude, em geral, nauseas, falta de ar e dor de cabeca!!!! Porem, nada que um pouco de folha ou cha de coca ou um dia de repouso nao resolvam...Cusco ja foi conhecida como o "umbigo do mundo". Um lugar onde atualmente soh sobraram as ruinas de construcoes e estorias de um dos povos mais desenvolvidos e avancados em todos os sentidos e campos de conhecimentos que ja tivemos noticias!!!!










Os Incas eram muito ligados a astronomia e aos deuses. Praticamente tudo era definido sob este alicerce. As devocoes, os rituais, as contrucoes geometricamente perfeitas, em quase tudo que se ve ou se ouve eh possivel visualizar os 3 niveis em que os Incas dividiam a vida: o nivel dos Deuses, dos Humanos e dos Mortos!!!! O legado inca esta em toda parte, nos tracos fisicos do povo, no vestuario, nas cores, nas construcoes, na comida, na educacao, nas crencas...




Para mim, sem duvida o ponto mais alto da viagem ate agora!!! Cusco vai deixar saudades, por tudo o que vivi ali, por todas as pessoas e lugares que conheci, por todas as comidas que experiementei (sim, eu comi algumas coisas exoticas como espetinho de Alpaca, que eh um parente da Lhama, coracao de boi grelhado, e mais umas misturas que preferi nem saber como eram preparadas, haahahah), mas, sobretudo, pelo sonho que realizei ao conhecer as ruinas de Machu Picchu!!!


O Parque Nacional de Machu Picchu fica a 3 horas de trem de Cusco e abriga as ruinas mais famosas de todo legado inca!!!

A viagem por si soh ja valeria o passeio...Viajar de trem cortando as montanhas andinas, ora com neve, ora sem, repletas de rios e cachoeiras eh um experiencia unica!!! Um filme que fica gravado e reprisado na cabeca para sempre!!! Recomendo fortemente que facam este passeio um dia...


A melhor maneira de conhecer Machu Picchu ("Montanha Antiga", em quichua, a lingua mae dos incas e dos cusquenos) eh ir ate o vilarejo de Aguas Calientes, onde ha as famosas termas de aguas vulcanicas, e se hospedar la por uma noite. Aguas Calientes fica ao peh de Machu Picchu. Eh de la que saem de manha cedinho os onibus que sobem ateh o o Parque Nacional. Claro, ha tambem a opcao de realizar a famosa Trilha Inca que dura 4 dias e 3 noites, mas esta exige um pouco mais de planejamento, pois deve ser reservada com 4 meses de antecedencia...Ja ouvi de muitos mochileiros que depois de Santiago de Compostela, esta eh a trilha mais bonita do mundo!!! Nao duvido e espero realiza-la um dia tambem!!! Certamente um desafio fisico gigante acima de tudo!!! Machu Picchu eh uma das 7 Maravilhas do Mundo, com todo merecimento!!!

Ruinas e estorias de um local que permaneceu intacto ate 1911 quando foi descoberto no meio das montanhas. Um lugar que abrigou casas, templos, realeza e mais de 300 habitantes incas!!!

Uma redundancia dupla: A perfeicao no lugar perfeito!!!!

Quase nao ha palavras para descrever o quanto Machu Picchu impressiona os olhos de quem a ve!!!! Cartao-postal numero um do Peru, com louvor!!!!

Nao importa de onde seja vista, a ruina eh fantastica!!! Uma hora de escalada pela montanha de Wayna Picchu ("Montanha Nova") e eh possivel avistar de cima a forma de Condor que possui Machu Picchu. Eh como se fosse o Plano Piloto de Brasilia da epoca, soh que, Niemeyer que me perdoe, mil vezes mais perfeito e interessante, sobretudo pelo significado que o passaro Condor representava para os incas!!!


Conhecer Machu Picchu eh tambem um exercicio de reflexao. Eh buscar entender como um povo que ja foi praticamente o mais avancado do mundo, hoje pena para sobreviver e implora por "propina" (algo como "esmola" ou "trocado" no vocabulario dos dias atuais)!!!! Talvez a propria conotacao da palavra seja a melhor explicacao para esta reflexao...


O Peru me surpreendeu muito. Gosto de pessoas que possuem uma identidade forte, que sabem exatamente o que sao e o que nao sao, que nao tem meio-termo, que sabem aonde querem chegar e por que querem chegar!!!! Povo que luta, que sonha, que eh ingenuo mas que nao desiste nunca!!! Aos amigos que gostam de tirar sarro de mim, podem guardar esta frase para quando eu voltar, mas nao me arrependerei nunca de dizer: VOU SENTIR SAUDADES DO PERU!!!