quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

JAPAO - KIMI GA YO

O Japao foi sem duvida o pais mais especial que conheci ate agora na viagem. Viajar pelo Japao foi realizar uma viagem as minhas origens e raizes, enfim conhecendo e entendendo muitos dos meus valores, ideais, crencas, historia e legado que me foram passados pelos meus pais durante toda a minha educacao!!!

Se hoje estou realizando meu grande sonho de vida e conseguindo obter sucesso e ser feliz, muito feliz, em grande parte eh porque a base que tive para isso foi excelente e, certamente, essa base foi e continua fortemente alicercada pela cultura japonesa e pelo orgulho que tenho de ter sangue niponico correndo nas minhas veias!!!! Quem me conhece bem sabe que sou do tipo que se emociona facilmente, porque realmente acredito que eh isso que torna a vida especial e os momentos diferenciados e inesqueciveis!!! As pessoas e lugares mais importantes que conheci ate hoje foram aquelas que conseguiram me emocionar e tocar os meus sentimentos mais sinceros e profundos!!!

Confesso que os dias no Japao foram dias dificeis, pois eh extreamente desafiador manter o autocontrole quando os sentimentos vem a tona a todo momento e afloram sob a forma de lagrimas: lagrimas de alegria; lagrimas de orgulho; lagrimas de realizacao; lagrimas de saudade; lagrimas de esperanca; lagrimas de fe,; lagrimas de arrependimento; lagrimas de amor…

Por varias vezes chorei. Chorei o choro que lava a alma e que quando acaba traz a Paz e a Serenidade, a Leveza e o Alivio!!! Por varias vezes orei e agradeci. Agradeci por poder ter a oportunidade de estar no Japao e mostrar para a Terra do Sol Nascente que seus filhos que um dia partiram apenas com esperanca e coragem foram bem-sucedidos e hoje estao voltando e sendo representados por um de seus descendentes!!!

O que dizer de um pais onde as tres palavras mais utilizadas pelo povo sao “Por Favor” (Onegai shimas), “ Bem-vindo” (Hirashaimasse) e “ Obrigado” (Domo arigato gozaimas)???

Pais limpo e organizado, povo disciplinado e educado, historia rica e cheia de aprendizados!!!

Terra de samurais e gueixas


Terra dos neons e vending machines



Terra do Monte Fuji e do trem bala

Terra dos templos e jardins

Terra da modernidade e da tradicao, terra das tendencias e penteados exoticos, terra dos ternos e saias, terra de gigantes, terra da minha familia, portanto, a minha terra tambem!!! Um exemplo para o mundo, prova de que com seriedade e respeito tudo eh possivel de ser alcancado!!!!

Quanto mais conheci o Japao, mais eu me encantei. Quanto mais eu me encantei, mais eu me apaixonei. Quanto mais eu me apaixonei, mais eu me emocionei. Quanto mais eu me emocionei, mais eu me orgulhei. Quanto mais eu me orgulhei, mais eu entendi o real sentido e valor da vida!!!

Um Natal solitario, um Ano-Novo diferente, uma viagem que foi a volta ao mundo, a volta ao MEU mundo, uma marca que carregarei para sempre para eternizar tudo isso e me fazer relembrar a cada segundo de toda a grandeza do que tentei resumir aqui e que eh sem duvida o que temos de mais precioso e espetacular: a nossa VIDA!!!!