sábado, 13 de outubro de 2007

"CAMINHANDO CONTRA O VENTO SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO, NO SOL DE QUASE DEZEMBRO EU VOU..."

O desafio de preparar uma mochila para passar um ano viajando pelos mais diferentes lugares do mundo também é algo inédito para mim. Apesar da minha, digamos, vasta experiência em mochilões, nunca tive que preparar uma mochila para passar tanto tempo fora, nem, tampouco, enchê-la com roupas e coisas para utilizar em lugares tão distintos um do outro. Normalmente, é uma tarefa relativamente simples definir o que levar para uma viagem para a praia, para a neve ou até para uma viagem ecológica. Com certeza, todo mundo já passou por esta experiência pelo menos uma vez na vida!!! Porém, quando temos que nos preparar para enfrentar todos estes tipos de viagem em uma única jornada, de uma única vez, a coisa torna-se beeeeeem mais complexa!!!!

Alguns viajantes mais simplistas poderiam me dizer: “Ah Ulisses, é fácil, é só você colocar tudo o que você levaria para cada uma dessas viagens numa única mochila e, pronto, problema resolvido”!!! Outros, mais pragmáticos, poderiam me aconselhar: “Ulisses, esquece, nem vale a pena levar mochila com nada daqui do Brasil. Vai só com a roupa de corpo e leva seu cartão de crédito e seus documentos. O resto você compra onde você estiver.” Quase como cantou o baiano no tempo da apologia à liberdade: “...sem lenço e sem documento...”.


De certa forma, todos teriam sua dose de razão. Entretanto, após pensar bastante sobre o que e, principalmente, por que levar, posso dizer que o ideal parece ser o meio-termo entre estas duas visões:

Primeiro, porque existe uma limitação para a quantidade de bagagem que pode ser levada em vôos internacionais. Pesquisando em diversos sites, vi que não existe uma regra única aplicável para o mundo todo: em alguns países, cada passageiro tem direito a levar 23 kg de bagagem, sendo que o que exceder este peso deve ser pago à parte (em geral, o equivalente em dinheiro a 0,5% sobre o valor da passagem, por kg a mais); em outros países, o peso não importa muito, mas sim a quantidade de volumes transportados, geralmente dois por passageiro.

Segundo, porque nem tudo o que utilizamos no Brasil nos é útil em outros países. Quer um exemplo? Este talvez seja o mais clássico de todos: sabe aquela sua jaqueta de frio, isso mesmo, aquela que você já tem há anos e que fica lá penduradinha no cabide do seu guarda-roupa ou no fundo do seu armário, de prontidão para ser utilizada toda vez que a tal da “frente-fria” resolve passar aqui pelo Brasil??? Pois é, ela, que tanto lhe aqueceu e aquece nos nossos dias de mais intenso frio, é absolutamente inócua para a neve, por exemplo...Ledo engano pensar que ela lhe manterá quentinho e aconchegante numa estação de esqui ou num país em que neva forte...Por que? Oras, porque as nossas jaquetas não são fabricadas para esta finalidade, isto é, em ambiente úmidos como a neve, além de não barrarem o frio, ainda absorvem a umidade do ar, ficam pesadas e estragam mais rápido....Para casos assim, a recomendação dos especialistas é unânime: compre uma blusa no país em que for precisar usar!!!! Além de haver modelos que se adequam aos mais diferentes bol$os, elas certamente serão bem mais efetivas do que as nossas!!!

Enfim, faltando aí uma semana para a partida, já tenho listado tudo o que pretendo levar na viagem e já comecei, inclusive, a colocar na mochila as primeiras peças de roupa e acessórios...Ah é, quer ouvir um pensamento hilário que tive esses dias quando comecei a arrumar a mochila??? Foi o seguinte: eu imaginei que naquele exato momento deveriam existir milhares de pessoas morrendo de inveja das minhas cuecas, que dariam tudo para se transformar num passe de mágica em uma das minhas cuecas...Por que? Simples, porque estas cuecas, sim, estas míseras cuecas, também darão a volta ao mundo e conhecerão tantos países e lugares quanto o próprio figurão que vos escreve...Afinal, quem não gostaria de ir junto comigo, nem que fosse na minha mochila, para a Nova Zelândia, Japão, Itália, Espanha, Suíça, Egito e outros cantos do planeta??? É, quisera eu ser uma das minhas cuecas também, certamente a vida seria muito mais fácil e a volta ao mundo muito mais tranqüila....

terça-feira, 9 de outubro de 2007

A ÚLTIMA LISTA ANTES DA PARTIDA

"A vida não é medida pelo número de vezes que respiramos, mas pelos lugares e momentos capazes de tirar nosso fôlego" (Patricia Schultz - do livro 1000 Lugares para Conhecer Antes de Morrer)

Não foi fácil!!! Definitivamente, confesso que não foi fácil chegar na versão quase-final da lista de países!!! Sim, a versão quase-final, porque a versão final mesmo só será conhecida no dia em que o avião pousar em São Paulo, marcando o final deste grande sonho!!! Até lá, seguramente os próprios acontecimentos e estórias da viagem me forçarão e levarão a definir ainda muitas outras listas, algumas com pequenas mudanças, outras com mudanças significativas...

Como eu mesmo já havia dito há quase 8 meses quando todo este projeto ainda estava embrionário, o mundo é muito grande e vasto para querermos cobrir toda a sua imensidão em uma viagem de apenas um ano de duração!!! Durante este período todo da preparação, só aumentou ainda mais a certeza de que nem viajando durante minha vida toda eu conseguiria conhecer todos os lugares com os quais eu sonho!!!

Definir uma lista de países para se conhecer viajando parece ser uma tarefa simples e prazerosa, porém, surpreendentemente, não é bem assim...Eu também pensava isso, até me dar conta de que existem inúmeros fatores que devem ser levados em consideração. Só para citar algumas dificuldades extras que influenciaram a definição da minha lista, além, óbvio, do apelo intrínseco que cada país possui: melhor estação do ano para visitar, complexidade com vistos, riscos políticos atuais, taxa do câmbio em relação à nossa moeda, etc...

Polêmicas à parte e levando todas as restrições em consideração, esta foi a lista que ficou mais adequada ao tamanho dos meus sonhos e que acredito que me propiciará mais "momentos e lugares capazes de tirar o meu fôlego" neste próximo ano:

DATA => PAÍS
21/10 => Brasil
21/10 => Chile
27/10 => Peru
04/11 => Chile
08/11 => Nova Zelândia
22/11 => Austrália
13/12 => Japão
03/01 => China
24/01 => Tailândia
04/02 => Vietnã (obs: grandes chance de entrar também Camboja e Laos)
10/02 => Índia
24/02 => Jordânia
25/02 => Egito
01/03 => Israel
10/03 => Alemanha
24/03 => Holanda
31/03 => Reino Unido
14/04 => Irlanda
18/04 => França
03/05 => Suíça
10/05 => Itália
27/05 => Grécia
06/06 => República Tcheca
14/06 => Finlândia
15/06 => Rússia
21/06 => Suécia
28/06 => Espanha
14/07 => Marrocos
18/07 => Portugal
29/07 => Estados Unidos (Miami)
06/08 => Canadá
20/08 => Estados Unidos (Los Angeles) (obs: grandes chances de entrar também Hawai)
02/09 => México

11/09 => Cuba
16/09 => Jamaica
21/09 => Argentina
04/10 => Uruguai

10/10 => Brasil

Sei que ao realizar esta viagem, indiretamente, também estarei realizando o sonho de muitas outras pessoas!!! Talvez, a atitude que tomei seja até mais relevante do que a viagem em sim....Muitos me disseram que adorariam fazer o mesmo, mas não têm coragem...Eu entendo, e por isso, desejo de coração que todos possam me acompanhar por estes países, pelo menos na imaginação e pensamento, conforme eu for postando as fotos e as estórias vividas em cada lugar!!! Prometo que vou mandar notícias!!!