terça-feira, 25 de março de 2008

EGITO

Passado, presente ou futuro: qual deles eh o mais importante??? Sera que existe um consenso?? Sei que eh dificil escolher apenas um destes tempos e que existem inumeros bons argumentos de defesa para cada um deles...

Particularmente, eu sou daqueles que valorizam muito o passado e procura aprender com as experiencia anteriores! Daqueles que sempre tiram licoes e aprendizados valiosos dos fracassos para corrigi-los no futuro! Daqueles que desenvolvem e investem focadamente nos sucessos para repeti-los novamente! Daqueles que dao valor a historia e tradicao!!!

Eu sou tambem daqueles que valorizam muito o futuro, pois eh a esperanca de um futuro mais feliz e cheio de sonhos que inspira o homem a seguir adiante e o estimula a nunca desistir de lutar por isso! Daqueles que acreditam que o amanha sera sempre mais especial do que o hoje! Daqueles que nao tem medo de enfrentar as incertezas e insegurancas que estao por vir!!!

Mas acima de tudo, eu sou daqueles que nao tem duvidas de que o presente eh o mais importante dos tres, porque o agora eh o momento em que temos o poder e a possibilidade de agir, escrevendo um passado de realizacoes e contruindo um futuro promissor! Daqueles que procuram ser feliz a cada segundo e viver intensamente o presente, sem se preocupar demasiadamente com passado e futuro! Daqueles que fazem cada segundo valer por uma vida!!!! Carpe Diem!!!

Por isso, para mim conhecer o Egito foi muito mais do que simplesmente fazer turismo. Foi entender tambem um pais que valoriza e vive predominantemente do passado e se esquece ate de viver o presente e pensar no futuro!

O pais que guarda no seu passado um dos legados mais impressionantes da historia da civilizacao humana, talvez ate o ponto mais alto!!! Uma fonte inesgotavel de encantamento e maravilhas!!!


O estado da arte de seu tempo!!! O tempo dos faraos e rainhas!!! O tempo das piramides geometricamente perfeitas!!


O tempo das mumias e sarcofagos espetaculares!!! O tempo dos templos incomparaveis dedicados aos deuses!!! O tempo do Rio Nilo e dos segredos e estorias lendarias testemunhados por suas aguas!!! O tempo que ficou no passado!!! Um passado que por si soh nao eh suficiente!!


Porque o Egito dos livros de historia e tempos de gloria, hoje pena para sobreviver e encontra-se preso e limitado justamente pelo seu passado, quase como um fardo, quando na realidade deveria ser a mola propulsora para um presente de prosperidade!!!

O Egito que conheci foi tambem o Egito que parou no tempo!!! O Egito que sofre com seguidos periodos de recessao economica!!! O Egito que ainda nao se achou no caminho entre o extremo do rigor da religiao islamica e o extremo da liberdade trazida e insinuada todos os dias pelos inumeros turistas que visitam o pais!!!

O Egito que anda de Lada e Fiat 147 e acha que esta tudo bem!!! O Egito que tem orgulho do seu passado de realizacoes, mas pouco faz para traze-lo de volta ao presente!!


O Egito de contrastes entre passado, presente e futuro!!!





Realmente foi uma surpresa poder vivenciar e observar tudo isso, principalmente porque o meu objetivo original era apenas o de fazer o turismo usual pela historia do pais!!!
























Uma viagem que se chocou com com a minha forma de pensar e encarar a vida!!! Claro que nao me queixo, ja que a viagem se tornou muito mais interessante e valiosa!!! Foi um sonho realizado que saiu melhor do que a encomenda!!!




Uma oportunidade de fugir do lugar-comum e explorar uma nova face totalmente desconhecida!!!




Um marco especial na volta ao mundo e que fechou com chave de ouro os dias no Oriente Medio!!!



Sei que sentirei saudades daqui e de tudo o que aprendi, mas parto com a consciencia tranquila e com o sentimento de realizaco de ter vivido o presente em seu extremo a cada segundo, escrevendo uma historia inesquecivel que ficara eternamente gravada com muita saudade no meu passado!!! Um passado que nunca mais voltara, mas que assim como o dos egipcios, sera sempre motivo de orgulho para mim!!!


Um passado que dara lugar ao presente!! Tem que dar, pois assim como as aguas do Rio Nilo, a vida tem que seguir seu curso adiante!!! Sempre em frente, sempre!!! O show tem que continuar!!