terça-feira, 25 de março de 2008

ISRAEL

"O valor das coisas nao esta no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesqueciveis, coisas inexplicaveis e pessoas incomparaveis..." (Fernando Pessoa)

Pois exatamente assim foi a minha viagem pela Palestina e Israel, intensa e inesquecivel, apesar de ter durado pouco tempo! Foi, porem, o suficiente para me ajudar a entender melhor o conflito infinito entre ambos os povos e ver ate que ponto a religiao pode cegar o ser humano, desviando-se de seu papel original enquanto crenca e devocao!!!

Nao gosto de discutir abertamente sobre religiao, porque penso que eh algo extremamente pessoal e cada um tem o direito de seguir aquela com a qual melhor se identifica e que melhor lhe conforta, mas eh impossivel falar de Israel e Palestina sem correlacionar com religiao!!!



Um conflito politico territorial com fundamentos e razoes religiosas!!! A Terra Santa das tres maiores e mais importantes religioes monoteistas do mundo: Cristianismo, Judaismo e Islamismo, nao necessariamente nesta ordem...

A Terra Santa onde Jesus Cristo foi crucificado.








A Terra Santa onde Maome iniciou seu caminho rumo ao Paraiso!

A Terra Santa onde se localizava o templo de Salomao!




Um lugar sagrado para todas elas, mas em especial para judeus e muculmanos! O antigo territorio palestino, majoritariamente muculmano, que foi invadido por judeus errantes! O inicio de uma disputa por uma terra que eh mais do que uma simples terra! Estah na Biblia, no Tora e no Corao!!! Todos clamam-na como sua!!!

Milhares de pessoas inocentes morrendo por uma causa que eh contraditoria a si mesma!!! Onde esta Deus nesta hora para trazer a paz e serenidade e colocar um basta neste conflito??? Nao eh assim que deveria ser...

Porque que me desculpem os crentes e fanaticos, mas no meu ponto de vista humilde e simplista, religiao deveria ser apenas mais uma das fontes de apoio, suporte, explicacoes e respostas plausiveis para confortar as angustias universais do ser humano e que na maioria dos casos a ciencia nao explica ou explica de uma maneira que resistimos a aceitar!!! Deveria ser uma poderosa fonte exemplar de valores, atitudes e acoes independente do tempo, sexo, raca, nacionalidade ou qualquer outro tipo de segregacao!!! Deveria ser algo bom e essencial ao equilibrio e paz do ser humano!!!

Nao consigo ver nada de religiosidade ou fe na bomba que explode e mata, no tiro de bazuca ou fuzil que retalia, no atentado que destroi e choca!!! Se essas pessoas realmente acreditam em Deus com este grau de fanatismo, deveriam entender e extrair dele mais amor e menos guerra, mais tolerancia e menos distincao, mais coexistencia e menos separacao!!!

Nao tenho a pretensao de acabar com este conflito ou disseminar a paz entre as religioes, mas me incomoda o fato de ver que de tao fanaticos, muitos perdem o foco da essencia de tudo isso!!!

Enfim, como disse, apesar de poucos, os dias que vivi na Palestina e Israel foram marcantes, porque me permitiram viver uma realidade muito diferente da que estou acostumado no nosso pais!

Fizeram-me divagar e imaginar como sera o futuro com religioes tao distintas num mundo em que tende a tornar os homens cada vez mais iguais! Colocaram-me frente a frente com uma face da religiao ate entao desconhecida para mim! Fizeram-me sentir uma pontinha de alegria em relembrar que apesar do Brasil ser cheio de problemas, a diversidade religiosa ainda eh uma coisa que eh respeitada! Fizeram-me ter mais seguranca sobre a relevancia que dou para religiao em minha vida e minha relacao com Deus!

Uma experiencia fantastica numa estoria que infelizmente esta longe de ter um final feliz!!! Uma estoria que todo dia tem uma nova chance de quebrar meu cinismo e mostrar-me que realmente Deus eh supremo e eh muito maior do que qualquer conflito ou diferenca entre reles mortais! Uma prova de fogo para o Todo-Poderoso e Onipotente! Desta vez, literalmente, um desafio a altura dos Deuses, todos eles, seja por qual nome ele responda!!!

Nenhum comentário: