quinta-feira, 12 de julho de 2007

PRUDÊNCIA E CALDO DE GALINHA NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM...

Uma atividade que estava no meu planejamento e que ainda estou fazendo, mas já está praticamente concluída, é a parte das vacinas a serem tomadas. Quando o assunto é saúde, prevenção e precaução são essenciais e nunca são demais... Por isso, seguindo a dica dos guias de viagens e dos amigos mochileiros, marquei um horário no Ambulatório do Viajante do Hospital das Clínicas de São Paulo e fui fazer a famosa reunião de orientação ao viajante, que é praticamente um ritual para aqueles poucos que fazem esta viagem de volta ao mundo partindo daqui no Brasil!!!! Excelente serviço e o melhor de tudo, gratuito!!!!

"Inaugurado em janeiro de 2001, no Hospital das Clínicas de São Paulo, o Ambulatório dos Viajantes foi criado em parceria com a SUCEN - Superintendência e Controle de Endemias. O recurso permite o atendimento mesmo sem agendamento de consultas e está disponível para quem for viajar para as regiões onde há doenças endêmicas e epidêmicas. O ambulatório, além de orientar e atender pacientes com suspeita de doenças adquiridas durante viagens a determinadas regiões, também é campo de treinamento de estagiários, estudantes, médicos e biomédicos, especialmente quanto à realização de diagnósticos de malária. O ambulatório, ligado à Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade São Paulo - FMUSP presta também assessoria aos serviços públicos de saúde em doenças endêmicas e epidêmicas. "

Após explicar para as médicas o meu roteiro de viagem, o veredito sobre as vacinas necessárias:

- Febre amarela
- Gripe
- Tétano
- Meningite
- Poliomielite
- Raiva
- Difteria
- Hepatite
- Malária

Já tinha tomado as vacinas de gripe e febre amarela, mas as demais precisavam ser aplicadas. E foram...E doeram...Mas como diz o ditado "no pain, no gain"!!!! Pelo menos estarei mais protegido lá fora...

Nenhum comentário: