domingo, 29 de junho de 2008

INGLATERRA - GOD SAVE THE QUEEN

De todas as cidades que visitei até agora na viagem, na minha opinião, Londres é disparada a mais globalizada delas!!!



E quando me refiro ao conceito de globalizada, quero dizer que é a aquela em que melhor é possível observar e vivenciar, de fato, a tal da diversidade cultural, religiosa, social, étnica, etária, econômica e política tão em voga e preconizada atualmente!!!



Claro que da forma como mundo tem evoluído nos últimos anos derrubando barreiras de todos os tipos e promovendo a integração entre países e povos, falar em diversidade tende sempre a soar como um discurso oportunista, um discurso panfletário e, por que não dizer, um discurso hipócrita, uma vez que aparentemente, é politicamente correto e de fácil aceitação e assimilação. Mas só aparentemente, porque na prática as coisas não são tão simples assim!!!




Talvez para nós brasileiros ainda seja até um pouco mais fácil apoiar a diversidade, já que as nossas origens e identidade derivam da miscigenação de raças e culturas de uma forma tão forte que ainda não vi nada parecido em nenhum outro país! Mas, em geral, promover e estimular a diversidade requer um alto nível de empatia, compreensão, respeito e tolerância à alteridade que a maioria das cidades e pessoas ainda não atingiu, principalmente nos países mais conservadores e tradicionais, o que torna o caso de Londres uma exceção ainda mais especial e interessante!!!



Diferentemente de outras cidade "globais" como Paris, Berlim ou até mesmo Zurich, Londres parece ter aprendido a lidar com a diversidade em todas as suas nuances e respectivas conseqüências trazidas por elas!!! Não obstante, conseguiu transformá-las em uma de suas características mais fortes e marcantes!!! Londres é hoje o que poderíamos chamar de cidade madura e esclarecida. Por mais que haja opiniões divergentes a respeito da qualidade de vida do lugar, é unânime reconhecer que é uma senhora escola para a vida!!!

Certamente, boa parte disso deve-se justamente à possibilidade que ela nos proporciona de entrarmos em contato com a pluralidade num mesmo lugar!!!


Em Londres, as fronteiras e bordas entre guetos culturais e nacionais são tênues ou inexistem. As pessoas verdadeiramente convivem e não simplesmente compartilham o mesmo espaço físico! Tudo bem que não chega a ser uma integração como a existente no Brasil. Parodiando o hit funkeiro, é ainda um pouco nos moldes do "ado-a-ado, cada um no seu quadrado"!!! De toda a forma, é uma cidade pioneira neste processo irreversível de diversificação pelo qual invariavelmente todas as nações estão passando ou terão que passar no futuro próximo!!!!

Talvez, tal estágio pioneiro de desenvolvimento tenha sido atingido mais rapidamente que em outros lugares devido à menor restrição do povo inglês em entender e aceitar o intercâmbio e o fluxo estrangeiro que geram a diversidade e a conseqüente rapidez para buscar alternativas para se adptar e tirar proveito disso!!! Enquanto os outros ainda estão debatendo o "ser ou não ser", Londres já respondeu à questão com convicção e seguiu em frente!!!

Mas não pára por aí!!! Para mim, o grande mérito de Londres não se limita a isso!!! Penso que Londres superou-se, na medida em que passou por este processo de transformação, assimilação e criação de novos valores sem ter que abrir mão de nenhum dos famosos e tradicionais valores da cultura britânica. É fato, basta visitá-la para comprovar!!!

Todos continuam lá intactos, tão fortes e consistentes como sempre foram!!! Sendo assim, agora a cidade propicia oportunidades complementares e igualmente interessantes de ser apreciada ou vivida, seja pelo prisma da tradição e história, seja pelo prisma da modernidade e globalização!!!

Ponto para os Lordes!!! Ponto para a Rainha!!!


Norte, sul, leste e oeste. Londres é uma cidade que dispõe de atrativos por todas as partes. Um lugar denso e complexo, onde qualquer que seja o tempo despendido para desvendá-lo nunca parece ser suficiente para realmente conhecê-lo a fundo!!! Uma cidade dinâmica que possui a incrível capacidade de desafiar a lógica científica e fazer o universo orbitar ao seu redor!!!

A capital multifaces que prova que é possivel mudar e evoluir sem perder a essência!!!

Já era fã de Londres antes desta viagem quando visitei-a pela primeira vez, porém, depois deste reencontro mais longo e proveitoso, virei também um defensor ferrenho!!!

E vou além, pois não tenho a menor vergonha de juntar-me ao coro dos ingleses e bradar orgulhosamente em alto e bom tom, em uníssono, numa só voz: "Deus, salve a Rainha"!!! Salve sim, porque ela realmente merece!!! E como!!!

Nenhum comentário: