terça-feira, 12 de agosto de 2008

ESTADOS UNIDOS - IN GOD WE TRUST (EM DEUS CONFIAMOS)

Religião...Política...Time do Coração....Opção Sexual...Eu aprendi desde cedo e sempre aceitei bem a premissa de que certos assuntos, escolhas e opiniões materializam o conceito de Polêmica e, portanto, é impossível extrair o certo ou o errado, o melhor ou o pior, ou a verdade absoluta!!! Em geral, pertencem ao seleto grupo de coisas ultra-pessoais que definem os valores centrais da identidade de cada ser humano e alicerçam sua vida de tal modo que qualquer tentativa externa de criticás-lo, negás-lo ou alterás-lo é um potencial gerador de desbalanço da própria essência do homem ou despertador de crises profundas de auto-conhecimento!!!


Seria mais ou menos como alguém tentar me convencer de que o São Paulo é mais time do que o Poderoso-Timão ou um Muçulmano Xiita questionar um Judeu argumentando que os princípios da religião Islâmica contidos no Corão são muito mais adequados para explicar a Vida do que o que preconiza o Torá ou, ainda, um Banqueiro Capitalista convencer um Anarco-Punk de que a propriedade privada e a teoria da mão-invisível são benéficas ao desenvolvimento dos seres humanos e à vida em sociedade!!! Discussões polêmicas infinitas em que a lógica não prevalece e que raramente trazem algum benefício para qualquer uma das partes envolvidas!! Particularmente neste caso, entendo que as palavras-chaves para uma coexistência pacífica sem guerras e atritos desnecessários são "Respeito", "Tolerância" e "Humildade"...Acredito que a diversidade faz parte da nossa existência e quando bem utilizada pode se tornar uma fonte incrível e poderosa de sinergia e desenvolvimento!


Toda esta introdução foi apenas um pano de fundo para eu me justificar e dizer que a este grupo de temas sensíveis, acabo de incluir também um país..Nem é preciso ser um expert em geografia ou sair para uma viagem de volta ao mundo para saber que estou me referindo obviamente à Terra do Tio Sam!!! Sim, porque se há um país do globo terrestre que desperta emoções e reações diametralmente opostas nas pessoas, isenta de racionalidade ou frieza, sem dúvida este país é os Estados Unidos da América!!!



Quando o assunto é Estados Unidos não há como se manter neutro ou impassível...Com os Estados Unidos é assim, não há meio-termo, ou se é um defensor ferrenho ou se é um crítico implacável!!!

Tal qual toda discussão polêmica, falar sobre os Estados Unidos envolve uma complexa relação de amor e ódio, idolatria e ojeriza, paixão e raiva, guerra e paz, saúde e doença, capitalismo e comunismo, essencialidade e superficialidade, orgulho e vergonha, apoio e protesto, verdades e mentiras, certo e errado, esperança e frustração, interesse e sinceridade, sentimentalidade e racionalidade e todos os outros dualismos antagônicos que abrangem a existência do homem!!!




Eu poderia ficar divagando aqui sobre tudo o que penso sobre este país, mas nem tempo nem linha alguma seriam suficientes para eu me expressar integralmente, principalmente depois de ter viajado tanto e ter ampliado todos os meus parâmetos de julgamento!!! Além disso, nem é o meu objetivo neste momento, talvez, quem sabe, mais para frente num outro fórum...O que posso dizer aqui, em linhas gerais, é que viajar pelos Estados Unidos foi uma experiência incrível, esclarecedora e inesquecível.



Muito disso deve-se às circunstâncias particulares da viagem que envolveram pessoas e lugares que conheci!!! Uma viagem que me mostrou faces diferentes de um país e povo e que marcaram mais um capítulo especial desta epopéia!!!


O que dizer sobre Nova York? Nova York, a Grande Maçã, cenário de inúmeros clássicos do cinema, inspiração para canções que se tornaram verdadeiros
hinos!!! A Nova York de Wall Street e da NYSE, o centro financeiro do mundo!!!


A Nova York que é sempre nova, muito embora pareça ser sempre a mesma, a mesma Nova York da Ilha de Manhattan, Da Fifth Avenue, da Estátua da Liberdade, da Ponte do Brooklyn e do Empire State Building, o eterno prédio mais alto do mundo!!!


Nova York, a cidade que de alguma forma está sempre nas manchetes de jornais e revistas do mundo todo, sempre!!!



A cidade que é o ícone maior da cultura americana em termos de cidade !!! Uma cidade que divide opiniões com a mesma facilidade com que divide seu espaço entre moradores locais e imigrantes, turistas, trabalhadores do mundo todo...Esta sim é a cidade que nunca pára!!!





A comprovação do paradigma americano que eu sempre tive em mente e que, definitivamente, não quero para mim!!!

"Garoto eu vou pra Califórnia, viver a vida sobre as ondas..."!!! A Califórnia...Califa, para o íntimos, como eu!!!! A quebra do paradigma americano!!! O compostos formado por praia, sol, agitação, energia...San Diego e Ocean Beach, Pacific Beach, La Jola Beach, um mundo leve e que foge do preconceito americano!!! Amigos inesquecíveis, pessoas especiais, momentos únicos e um presente mais do que especial de aniversário!!! Saudades de tudo!!!




Los Angeles e o mundo de faz-de-conta de Hollywood, Calçada da Fama, Kodak Theater, Beverly Hills, Melrose, Bel-Air, Rodeo Drive, Malibu Beach, Santa Monica, Venice Beach...








Mais uma parada mais que obrigatória para entender a vida e o país!!! Dias alegres com a cara da Califórnia!!!




Pessoas fantásticas e divertidas, estórias inesperadas, lições de vida e de amor e um número perfeito que talvez o destino tenha colocado propositadamente em meu caminho só para trazer mais emoções no futuro!!! Irretocável!!!


E finalmente o pedaço de paraíso na Terra...ou melhor, mais um pedaço: HAWAII!!!!! ALOHA!!!!





As merecidas e tão esperadas férias dentro das férias!!! Um mochileiro-solitário perdido em meio a imensidão e grandeza da Natureza e todas as suas possibilidades!!!





Um lugar histórico que transpira turismo e lazer!!! A melhor escola para aprender a domar o poder das ondas, a minha primeira escola de surf e esta foi sim só para fazer inveja a qualquer outro "prego" e poder contar vantagem na volta ao Brasil!!!





Enfim, pode contestar, mas Hawaii é Estados Unidos também, sim senhor!!! E eu adorei!!!


Não vou negar, mas eu mesmo já senti emoções contraditórias pelos Estados Unidos ao longo da minha vida e até mesmo dentro desta viagem! Já fui o menino exemplar e bem-educado que teve idéias-rebeldes-anarquistas-anti-americanas durante a juventude e que por ironia do destino teve que crescer e foi trabalhar no maior-banco-americano-do-mundo, onde se definiu como profissional...


Já fui o menino que sonhava tanto em abraçar o planeta e que saiu um dia para dar a volta ao mundo e viu que a estória da vida de mocinhos e bandidos não é bem assim como sempre lhe contaram....Já fui o menino que odiou e amou este mesmo país em um lapso de menos de um mês, quase como saindo do inferno e indo para o céu...


Já fui tanto e há ainda muito mais para ser...Assim é a vida...Mas depois destas experiências e reflexões pelo país, de uma coisa eu tenho plena convicção, assim como os Estados Unidos diante dos olhos clínicos do espectadores do mundo, eu vou querer ser sempre o menino que se faz notar e que assume o papel de protagonista maior diante dos holofotes...


Sim, vou querer ser sempre o menino que se posiciona diante de todas as situações...O menino que desafia o medo e se expõe corajosamente independente do tamanho do risco confrontado...O menino que possui palavra e atitude de homem acima de tudo...


O menino que exala energia positiva e contamina todo o ambiente ao seu redor...O menino que desperta sentimentos profundos que vêm de dentro do coração...O menino que é pretensioso, porém, humilde...



O menino que sabe que é somente vivendo desta forma que alcançará a plenitude e consagração no palco da vida onde polêmica e realização se misturam e se tornam indissociáveis aos olhos do espectador mais importante que ele mesmo conhece, o menino que mora em seu interior e que ele o chama carinhosamente de a minha ALMA!!!


3 comentários:

Anônimo disse...

Uli,
Com certeza um dos textos mais emocionantes para mim.... que vivi e vivo um pouco dos Eua (como vc bem sabe).Realmente um pais pra se ir do céu para o inferno e novamente para o céu....um lugar de duplos sentimentos....e emoções indescritiveis....um pais que já passou por momentos horriveis que ele mesmo "cavou"... bom deixemos a discussão de lado.... e receba meus parabéns pelo texto e pelas fotos incriveis...TE adoro mto....
Beijos

Anônimo disse...

Looks like you had an amazing adventure in the USA. Great pictures, and I got to read (some) of the commentary too, with the help of Google Translate. It's interesting as an American to hear how a visitor sees the country. I think very few of us have any idea the type and variety of opinions and emotions our country evokes around the world

Hope you're doing well in Mexico or wherever you are at the moment. Talk to you soon

Unknown disse...

Fala Ulisses, tudo bom?

Excelente teu post sobre os EUA... pelas fotos se percebe como esse país é distinto. Olhar para NY e em seguida Hawaii é um contraste absurdo. Os EUA são odiados por muita gente, mas eles têm qualidades excepcionais e sua modernidade em várias frentes é algo que não pode deixar de ser notado como uma grande virtude... muito bom cara

abraço e até!