terça-feira, 12 de agosto de 2008

PORTUGAL

Todas as naus! Nenhuma nau! Qualquer nau! Içar velas e aprumar rumo à vida! Espírito aventureiro e desbravador, a rosa-dos-ventos do coração!!! Rei dos mares, Rei das terras, Rei do céus, Soberano dos dias e das noites infindáveis!!! Esperança imortal de novos horizontes, novos mundos, novas estórias...nova história!!! Terra à vista!!! Finalmente!!! Ancorar e desembarcar imediatamente!!!




Lá de cima, o sorriso orgulhoso de realização da Mãe-Lua, do Pai-Sol, das Estrelas-Irmãs, do imponderável, de tudo, de Deus!!! Testemunhas-parceiras-confidentes desta conquista!!! A conquista da Pátria-Mãe, ou melhor, Pátria-Avó, Portugal!!! 2008, o ano do descobrimento, ou será do redescobrimento? Não importa, 2008 para sempre!!! Atemporal!!! Eterno!!!







À primeira vista, para quem esperava encontrar pura descontração, humor e leveza, Portugal assusta pelo excesso de seriedade, formalidade e, por que não dizer, de nostalgia!






A nostalgia lusitana onipresente que entorpece a mente e teima em querer nos carregar de volta ao passado em vez de nos deixar viver o presente e sonhar com o futuro! A nostalgia que beira a tristeza e o sofrimento, auto-penitenciando por lembrar constantemente de um tempo saudoso em que o Manuel era mais o Manuel, o Joaquim era mais o Joaquim e as piadas satíricas ainda faziam sentido! Tempo em que os homens portugueses usavam bigodes só para ficarem mais parecidos com suas mães...Maldade!!! Porém, penso que é bem melhor assim do que conviver atado ao que ficou para trás. Atado com nó cego...Atado com nó de marinheiro...Atado com nó da melancolia...Atado com o nó que mina o entusiasmo e a disposição para a vida!!!





Parece ser fácil buscar a inspiração para as canções de fado quando ela permeia a vida corriqueira e está por toda parte. Saudades, saudades e saudades!!! Lamentações e aspirações infinitas! Dá para sentir no ar até para quem é de fora! Onde está o vira-vira? "Bate o pé, bate o pé, bate o pé...". Onde está a animação e a graça???



Não foi assim que pintaram o país para mim!!! Alegria nunca é demais!!! Como escreveu o compositor brasileiro, "é melhor ser alegre que ser triste, alegria é a melhor coisa que existe, é assim como a luz do coração..."!!! Alegre ou triste: cada um escolhe como quer viver a sua vida!!!








Portugal me confunde, porque parece estar perdido no meio do caminho entre passado e presente, à deriva, como uma embracação sem rota à mercê dos ventos e dos mares! Ironia do destino, na escola dos grandes navegadores, a lição ensina o professor!!! Isso sim é que é piada de português!






Entre ir ou ficar, matar ou morrer, viver ou deixar levar, nossos patrícios optaram pelo "ora pois"! Nem um, nem outro. Agora estão pagando agora o preço por esta indecisão, ou será falta de atitude? Porque um dia eu eu aprendi que a vida se abre para nós de acordo com a forma como nos abrimos para ela. E até hoje, creio que não exista uma fórmula mais verdadeira pra o sucesso do que esta! Ou será ainda que está apenas passando por um momento de transição e adaptação ao mundo global?






Difícil encontrar, se é que existe apenas um, o verdadeiro motivo...O fato é que Portugal não transpira mais a mesma luta, gana, raça, orgulho, patriotismo e persistência de outros tempos e, por isso, perdeu bastante até o apelo turístico e poder econômico de outrora. Povo e país parecem ter entrado num estado de inércia do qual é muito difícil sair e, pior, infelizmente, parecem ter aceitado esta condição simplesmente sem resistir!!!



Hipóstes à parte, Portugal ainda assim é um país interessantíssimo de se conhecer, pois remete à própria origem da nação e cultura brasileira e nos ajuda a entender mais a fundo sobre nosso país, quase como num processo terapêutico espontâneo e natural de auto-conhecimento!!! Ouso até a dizer que todo brasileiro deveria visitar pelo menos uma vez na vida a antiga metrópole, afinal, não dizem que filho de peixe, peixinho é???







Particularmente, levarei daqui comigo para sempre a lembrança dos novos amigos que fiz em Lisboa, dos belos lugares que visitei pelo país, dos deliciosos e diversificados tipos de bacalhau acompanhados de taças e taças de vinhos portugueses que provei, dos aprendizados culturais e intelectuais constantes que tive e um acervo de estórias divertidas e inusitadas vivenciadas para dividir com as pessoas no futuro!!!














E como não poderia deixar de ser, para não finalizar este post em tom melancólico que não combina em nada com o astral da viagem de volta ao mundo, deixo registrado a seguir alguns dos "clássicos da literatura portuguesa" mais conhecidos entre nós brasileiros e que possuem muito do espírito animado, alegre, bem-humorado e enérgico que, de coração, espero ver um dia brotar novamente na querida terrinha!!!!


CLÁSSICO 1: Português entrou num restaurante e se dirigiu à fila. Logo veio uma moça anotar o pedido: - Bacalhau! Pediu o galego. E a moça perguntou: - O senhor é português, não é? - Estaire a dizer isso por causa do meu sotaque? - Não senhor! É que aqui é um McDonald's!



CLÁSSICO 2: O Manuel era muito rico, tinha muitas padarias e gostava da Maria, então ele foi falar com ela: - Óh Maria, se você adivinhar o número exato de padarias que eu tenho, eu te dou uma e fico com a outra!


CLÁSSICO 3: Tinham dois portugueses passeando, quando um falou para o outro : - Cuidado Manuel !!! Você quase pisou na merda! O outro abaixou deu uma cheradinha... e disse: - Que nada Joaquim, isso não é merda não! O Joaquim pensou... resolveu abaixar e cheirar também e disse: - É sim !!! Claro que é merda!!! Manuel inconformado, abaixou novamente... passou o dedo... sentiu a consistência e disse:- Que Joaquim, que merda nada! Já nervoso com a situação Joaquim abaixou-se... passou o dedo e colocou na boca... sentiu o gosto e disse : - É claro que é merda!!! Manuel ainda não acreditando resolveu também abaixar e provar... colocou na boca... sentiu o gostinho e disse: - Puxa Joaquim!!! Realmente você tinha razão. É merda mesmo !!! Ainda bem que nos não pisamos!!!


CLÁSSICO 4: Manuel chega no bordel louco por um programinha e pergunta pra cafetina: - Quanto está a custaire o coito com uma das meretrizes? - Depende do tempo! diz a cafetina. - Pois, baim... Suponhamos que chova...


CLÁSSICO 5: Um brasileiro de passagem por Lisboa foi surpreendido com a notícia de que um amigo seu, português, havia falecido e seria enterrado naquela tarde.Chateado com a situação da perda de um amigo do peito, procurou saber onde seria o velório e foi para lá. Ao chegar, viu que no caixão estava o morto inteiramente nu e ao lado um grande pote cheio de creme, no qual cada um dos presentes metia a mão e após apanhar um pouco, passava sobre o defunto. Surpreendido pela cena, coisa totalmente inusitada para ele, aproximou-se da esposa e perguntou:- Desculpe-me a ignorância, mas o que estão fazendo é tradição por aqui?Ao que a esposa respondeu:- Não! É algo inusitado. Nunca fizemos, mas é que ele pediu para ser cremado...


ÚLTIMO CLÁSSICO: Lá ia o Manoel pela rua e encontra o seu amigo brasileiro que está esta lendo um livro.- Que livro estás a ler?- É um livro de Lógica.- E o que e lógica? Pergunta o Português.- É o seguinte - responde o Brasileiro procurando um exemplo - O que você tem aí nesse saco?- Comida para peixes. Responde o Português.- Então, pela LÓGICA, deve ter um aquário!- Estás certo! exclama o português.- Se tem aquário deve ter peixes!- Estás certo!- Se tem peixe deve ter um filho, que fica olhando os peixes!- Estás certo!- Se tem um filho, deve ter mulher e teve relações sexuais com ela!- Estás certo, opa!!!!!- Então Mato é LÓGICA!!!!E o português saiu todo contente e comprou um livro de lógica para estudar também. Andando outro dia encontrou com seu patrício, o "Joaquim", que lhe perguntou:- Que livro estás a ler, Manuel?- É um livro de LÓGICA! exclamou o português todo contente.- E o que é lógica?E o Manuel, todo professoral, disse:- Vou te dar um exemplo, TENS AQUÁRIO?????E o Joaquim respondeu- Não.- Então és viado!!!

5 comentários:

Anônimo disse...

bem...depois de tanta anedota destinada ao povo português e de tanto pessimismo nessa escrita,apenas posso dizer que ainda bem que detestaste portugal..assim serás menos um brasileiro por aqui
resto de boa viagem

Anônimo disse...

Grande Amigo Ulisses,

Todos ficamos felizes por receber-te em Lisboa!!! Tenho certeza absoluta de que a nossa amizade perdurará.

Ahauahuah, teu post está excelente. Reflete muito do que experimento nesses 12 meses na terra dos alfacinhas. Está típico! Inclusive o comentário acima... é de um humor típico português! rs

Um fooorte abraço,
Mike Weiss

Unknown disse...

Então pá...
Realmente Ulisses, para quem passou apenas alguns dias em Portugal, o povo português pode parecer rude e nada simpático. Ainda não entendi isso, essa forma de ser e de viver, mas estou tentando me adaptar. Penso que o grande problema seja o costume de receptividade dos “brasucas”, de sempre receber bem as pessoa, mesmo as desconhecidas, nesse aspecto, Portugal assusta um pouco. Mas… acho que você apenas não teve a sorte de encontrar um português simpático!

PS. Parabéns, quando vc retornar para o BR, o seu time também já deverá ter retornado para a 1ª divisão!
Boa viagem....
Abraço,
Hugo Felipe

Anônimo disse...

Ulisses, como sempre, lindas fotos e excelentes posts!!! Sua descrição faz sentir como se estivéssemos no próprio local, vivenciando e compartilhando a experiência.
Hehehe, adorei as piadinhas, leveza para dar uma animada :D
Não imaginava essa aura em Portugal... Mas tenho amigas incríveis que são daí, e gosto delas de montão :)) Que contraste com o Brasil O_o
Adoro seu blog, sempre!!!
Beijos, e continue postando!!!

André Buzzulini disse...

Ulisses, acabei de descobrir seu blog há 2 horas e desde então estou lendo detalhe por detalhe! Parabéns, tá espetacular!

Cara, estou planejando fazer uma viajando dessas e seu blog me está motivando ainda mais... Inclusive estou cogitando vender meu carro para juntar mais grana para isso!

Gostaria de te pedir um favor, sem te estorvar, que rapidamente, se possível, vc me desse apenas algumas informações - o visto pros EUA vc conseguiu na boa? Aliás, conseguiu de todos os países planejados ou teve problema com algum? Tenho medo de comprar as passagens e ferrar com isso dos vistos... E se possível tb te peço que me responda por e-mail qual o valor que vc calculou pra gastar (chutando, lógico), para gastar nessa viagem.. Não tenho muita noção de quanto precisarei apesar de ter feito bastante mochilão...

Meu e-mail: andrebuzzulini - arroba - yahoo.com.br ... Não coloquei @ por causa de spam!!

Aguardo resposta! Muita sorte pra vc cara!! Abraço de um geógrafo paulistano!