segunda-feira, 9 de junho de 2008

ALEMANHA - EINIGKEIT UND RECHT UN FREIHEIT

Nada contra os canhotos, mas comecar a parte europeia desta viagem pela Alemanha foi, definitivamente, comeca-la com o pe direito!!! A Alemanha foi muito especial, nao so pelo que representa como pais e nacao, mas, principalmente, pelo valor que tem na minha vida!!! Foi crescendo e estudando num grande colegio alemao que, ainda crianca, comecei a criar a minha identidade como ser humano e a definir os parametros que ate hoje guiam minha vida!!! Se eh fato que educacao vem de berco, posso afirmar que um terco da minha veio do esplendido berco germanico!!! Pois assim fui educado e criado deste pequeno, brasileiro por patria, japones por sangue e alemao por formacao!!!! Uma triade exotica, um coquetel de adjetivos!!


E nesta viagem de volta ao mundo que esta sendo a realiyacao de um sonho supremo de vida, nada melhor do que ir direto a estas origens em busca de mais emocao e perfeicao. As origens!!! Mais uma vez!!!




Por muitos anos sonhei e esperei pela oportunidade de conhecer a Alemanha. Tal qual o filho abandonado que nunca conheceu os pais e que sonha e espera por esta improvavel oportunidade, eu ficava fanstasiando em minha cabeca cada detalhe magico de um momento que tenderia a imortalidade! Uma espera dura! Uma espera mestra! Uma espera que me ensinou muito! ensinou-me entre outras coisas que embora todos os momentos da vida seja especiais, alguns possuem um significado maior!!! Significado que sacia e que conforta!!! Significado que orgulha e que engrandece!!! Uma verdadeira licao de paciencia e de vida!!!




E nesse sonho que sonhei, de repente, despertei num lugar em que tudo estava ali!!! Extamente ali!!! Exatamente como fantasiei!!! Exatamente como esperei!!! Exatamente como deveria estar!!! Exatamente como aprendi!!! Exatamente como um terco de mim!!!




O pais que nunca foi coadjuvante! O pais que sempre se faz notar, para o bem ou para o mal!!! O pais que faz a vida acontecer!!! O pais que muda e transforma!!! O pais que erra!!! O pais que aprende!!! o pais que derruba muros e paradigamas!!! O pais que acerta!!! O pais que vive a vida!!! O pais que eh parte de mim!!!


A vida em diferentes angulos e faces. Norte e sul, leste e oeste, quatro Alemanhas diferentes, porem, todas com a mesma grandeza! A tradicao da historia rica, alias, mais do que rica, milionaria!!! Quatro Alemanhas unidas pela honestidade, organizacao e seriedade de seu povo!!! A unidade do pais sem muros ou barreiras! Einigkeit!!! Valioso alicerce duramente conquistado e conscientemente mantido.




Uma enorme experiencia cultural e gastronomica como manda o figurino europeu!!! Inesquecivel!! Perfeito!!!


A Alemanha onde vivi todos os cliches a que tive direito, regados a incontidas lagrimas de emocao e sentimentos!!! A merecida redencao pela paciencia e persistencia da longa espera!!! Um premio inestimavel!! A Alemanha dos meus sonhos, dos sonhos que sonhei e realizei!! Mais uma vez!!

O castelo renascentista as margens do rio Neckar em Heildelberg, a cidade da 1a universidade alema!! O inicio de tudo!!!



A cerveja , o salsichao, os castelos e o futebol do sul do pais, a famosa regiao da Bavaria!!! Munique, o estereotipo do pais e do povo alemao!!! Do jeito que aprendi! Do jeito que sonhei! Do jeito que esperei! Do jeito que realizei!




O tom rebelde e agressivo de Dresden, que encanta pelo equilibrio e harmonia entre passado comunista e presente capitalista!!! Um passado parcialmente perdido nos destrocos dos bombardeios da Guerra Mundial!!!



A complexidade e pluralidade de Berlim!!! A capital cosmopolita e global!!! A cidade que ja foi dividida, sofrida e polemizada!!! A cidade que impos e sofreu severas consequencias dos atos insanos de um ditador nazista visionario e seus seguidores!!! A cidade-base de um dos episodios mais negros da historia de humanidade!!! O simbolo maximo da Guerra Fria!!! A cidade que errou e aprendeu, para sempre, se Deus quiser!!!




Eh dificil e perigoso entrar em contato e visitar o "eu-interior"!!! Psicologos sabem bem disso...Mas eu tinha que fazer isso, eu tinha!!! Eu tinha que conhecer esta parte de mim!!! Uma viagem de volta ao mundo sem a Alemanha nunca teria sido completa!!!
Muito bom poder comecar o tour europeu desta forma!!! Prenuncio de muitas outras estorias e experiencias desta magnitude e relevancia!!! 4 meses que prometem ser a sua maneira ate mais perfeitos dos que os que ja vivi ate agora, porque vou mais leve, vou mais solto, vou mais maduro, vou mais feliz!!! O velho mundo que me aguarde, ahhhh, o velho mundo, finalmente...

2 comentários:

Niltinho disse...

Só conheci Berlim! Não sei se posso dizer só... pois Berlin é o MUST... Minha predileta de toda a Europa.

Anônimo disse...

Fala Ulisses,

Aqui é o Renan Ulrich, amigo do Ruy Hirano que você conheceu durante sua viagem. Ele que comentou do seu blog e agora que cheguei na Alemanha. Demorei pra tirar o atraso, pois tem muita coisa...
Cara, animal todo o blog, vc usa uns adjetivos e textos incríveis pra descrever os lugares, com frases muito profundamente pensadas; realmente excelente. Outra coisa, tem sido muito encorajador para mim ver o que vc fez, desde os primeiros passos, para me fazer considerar uma viagem desse tipo, mesmo tendo que abrir mão de muitas coisas aqui no Brasil, como vc bem abordou. Desejo muito sucesso no resto da tua viagem. Em breve comento mais...
Um abraço