segunda-feira, 9 de junho de 2008

HOLANDA - IK ZAL HANDHAVEN (EU MANTEREI)

Eu sou por natureza mais emocao do que razao!!! Sempre fui e possivelmente sempre serei. Mas as circunstancias da vida ensinaram-me desde cedo tambem a acreditar e respeitar muito a forca, o alcance e o poder da palavra bem articulada e colocada. A palavra racionalizada e fria, aquela que chega a ser cruel, porque se desprove de todas as emocoes para buscar a logica-pes-no-chao que muitas vezes machuca!!! Quem me conhece bem sabe que eu procuro sempre ser uma pessoa aberta ao dialogo. Nas palavras de Voltaire: "Posso nao concordar com uma so palavra que disser, mas me baterei a vida toda pelo direito que tens de dize-la"...Eu quero sempre ouvir e falar, para sintonizar, para entender, para esclarecer, para questionar, para refletir, para absorver, para crescer, para evoluir, para ser mais, sempre mais!!! E nessa escalada da vida, a transparencia parece ser o corrimao que nos guia e apoia em direcao ao topo!!! O caminho para quebrar tabus e preconceitos ou ate mesmo forma-los, porem, de forma substanciada e coerente!!!

Nesse sentido, confesso que a viagem a Holanda foi uma experiencia positiva!!! Um experiencia rica e inesquecivel por tudo o que me propiciou e ensinou!!! Falar sobre Amsterdam eh um desafio, porque Amsterdam eh muito mais do que somente seus coffee-shops e red light districts!!! Eh um daquels lugares que aproximam a Europa-dos-sonhos-perfeitos aos problemas e questoes pertinentes a realidade cotidiana mundana!!!


Amsterdam eh a sombra que desfoca a beleza e romantismo dos campos de tulipas e moinhos de ventos que eu conheci e sempre associei a Holanda desde menino!!!

Eh a polemica que se materializa e que expoe a realidade e anseios levianos dos homens!!!

Eh a conversa educacional e o ensinamento de pai para filho e de filho para pai!!! Eh a pratica que ratifica e contradiz a teoria!!! Eh o "sim" revestido de "nao" e travestido de "sim" novamente!!! Eh uma combinacao rara e unica de pioneirismo, coragem e oportunismo e todos os outros milhoes de substantivos e adjetivos relativos a estes termos!!! Eh o que chamamos de "tapa de luvas", porque para a maioria dos visitantes, um lugar lindo e cheio de riqueza cultural como este nao pode estar falando serio quando toca em assuntos desta complexidade e adota este tipo de postura arrojada!! Nao pode, ou nao deveria...

Certamente, de todas as pontes que cruzei inumeras vezes pela cidade e seus canais, aquela que unde omissao, preconceitos e tolice ao aprendizado, esclarecimento e sabedoria foi a principal.

Sinceramente, ainda nao estou 100% confortavel e convencido com o que vivenciei la!! Ainda eh necessario mais abstracao!!! Para mim, o "buraco eh mais embaixo", anos-luz mais embaixo!!! Mas sem duvida, ja foi um excelente comeco!!! Um comeco consciente e especial, que so me da mais certeza e seguranca em relacao ao que sou e ao que penso e, que faz do meu lado racional e frio um profundo admirador deste pais!!!

Nenhum comentário: