segunda-feira, 9 de junho de 2008

FRANCA - LIBERTÉ, ÉGALITÉ, FRATERNITÉ (LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE)

O que dizer sobre Paris que ainda nao tenha sido dito???

Quase nada, exceto que Paris me surpreendeu! Ha 10 anos estive na cidade pela 1a e unica vez!!!

Confesso que nestes 10 anos que se passaram eu mudei muito! Muitas coisas aconteceram naturalmente na minha vida e eu me forcei a isso tambem!!! Terminei o colegio, universidade, por-graduacao, comecei a trabalhar, viv amores incriveis, cai, levantei, mudei, cresci, sonhei, arrisquei, realizei...Quando se eh jovem, 10 anos da vida representam uma eternidade!!

Mas voltar a Paris agora foi mais do que especial, foi surpreendente, porque alem de toda a minha grande mudanca, a cidade tambem mudou bastante! (Ou quem sabe, eu eh que a percebi e a experimentei de uma outra forma...).


Nao me refiro aos pontos turisticos, charme, apelo indiscutivel e glamour que cercam a cidade-luz. Isso tudo continua la, intacto!

Paris ainda eh compreensivel e indistintamente o destino turistico mais procurado do mundo por gente de todas as idades, nacionalidades, sexos e quaisquer outras criterios de segregacao que se apliquem a este caso.


Eh a capital da intelectualidade, a capital da gastronomia, a capital da cultura, a capital da moda, a capital do amor...O tipo de lugar que todo mundo deveria ir pelo menos uma vez na vida!!!

Mas o ponto eh que na minha humilde percepcao, a realidade dos parisienses hoje se confunde com a de muitos de seus imigrantes estrangeiros. Uma realidade que tende a um futuro dificil e problematico. Porque a "liberdade, igualdade e fraternidade" preconizada no passado, atualmente soa apenas como um discurso vazio e publicitario!!! Nao se ve o menor vestigio disso pela cidade!!! Pelo contrario, a desigualdade esta criando uma distancia social cada vez maior entre as classes e esta deteriorando depressa o contexto economico do lugar!!! Nao a toa, a taxa de desemprego atual ja alcanca patamares similares a de Sao Paulo!!!

Hoje em Paris eh mais facil encontrar uma lanchonete arabe de kebab do que uma tipica brasserie francesa!!! Eh mais facil encontrar um africano-pele-negra do que um frances-sangue-azul dentro do vagao do metro!!! Eh mais facil ver uma romena implorando por esmola nas esquinas das ruas do que um artista local expondo suas telas!!! Indicios fortes de uma mudanca substancial em ebulicao que ainda nao veio integralmente a tona...
Eu temo pelo futuro da cidade, porque ela representa muito na minha vida!!! Somos como uma especie de cumplices neste processo de metamorfose pelos qual ambos passamos nesta ultima decada!!! Acredito que mais do que nunca, o parisiense tera que quebrar o estigma de esnobe para nao correr novamente na besteira de recomendar brioches para saciar a fome do povo desempregado e faminto!!! Eh esperar para ver...


Filosofias sociais a parte, a minha epopeia pela Franca nao se limitou apenas a capital. Alias, os pontos altos vieram justamente de lugares fora dela!!! Os dias em Bordeaux beiraram o ideal! Uma nova ideia e estereotipo do povo frances concebidos a base de excelentes tacas de vinho e diversidade de queijos!!!



A gastronomia e culinaria francesa de maneira simples e trivial, porem, unica e incomparavel!!!



E finalmente a Cote D´Azur!!! Sem duvida, uma das regioes mais elegantes, ricas e belas que conheci ate agora na viagem!!! Grasse, Cannes, Nice, Monaco...Dificil escolher a melhor!!!

Um lugar onde a vida brinca de faz-de-conta e nos mostra o extremo superior da ostentacao e luxo!!! A famosa Riviera Francesa banhada pelas aguas do Mar Mediterraneo!!

Uma semana de alegrias, risadas, estorias, hospitalidade e saudades no lar de amigos mais do que especiais!!!


Valeu demais, cada segundo!!! Definitivamente, a Franca ganhou um espaco no meu coracao! Um espaco tao grande e respeitavel que se porventura na proxima Copa do Mundo perdermos novamente para eles e meu coracao bater alegre pela derrota, acho que terei uma boa nocao do porque!!! Au revoir!!!

Nenhum comentário: