segunda-feira, 9 de junho de 2008

REPUBLICA TCHECA - PRAVDA VITEZI (A VERDADE PREVALECE)

Praga eh uma cidade complexa!!! Um lugar onde as aparencias enganam e o estado de espirito eh fator determinante para definir o filtro atraves do qual as cores da vida sao capturadas!!!


Praga pode ser assustadoramente deprimente, depressiva, nostalgica, fria e melancolica. Todos os insumos e condicoes para isso estao la, irrevogavelmente, a merce de todos!!! Talvez, por isso, tenham saido exatamente de la grandes e profundos mestres da literatura mundial como Franz Kafka e Milan Kundera!!! Tal qual a obra destes escritores, a real beleza e densidade de Praga esconde-se nas suas entrelinhas. Eh preciso ver, mais do que simplesmente olhar!!! Eh preciso sentir, mais do que simplesmente presenciar!!! Eh preciso refletir, mais do que simplesmente aceitar!!!




Aparentemente, apenas mais uma velha capital do leste europeu fadada ao sofrimento e dificuldade para superar o passado comunista e reerguer-se no novo contexto europeu!!! O ambiente conspira fortemente para isso!!! Um lugar onde a atual conjuntura socio-economica ja criou um abismo claro entre as classes e praticamente definiu a sorte e futuro da maioria!!! Predios antigos e um belo castelo que remetem a um tempo de glorias e relevancia que ficou para tras!!! Um ode a boemia e as manifestacoes artisticas!!! Um passado de imperios e reinados!!! Um povo frio e distante que chega a soar como o inverno polar para um mochileiro brasileiro a procura de calor humano!!! A imagem exata que eu tinha do leste europeu em minha mente...Cinza!!! Cinzas!!! Cinza!!!




Mas nessa grande aquarela que eh a vida e suas diversas formas de enxerga-la, Praga passeia por todas as tonalidades a que tem direito!!!




Praga eh o tom suave que eh oferecido somente aquels que possuem sensibilidade o suficiente para entender justamente a sua complexidade!!! Eh a metamorfose, nao a de Kafka, mas a de si propria!!! Um redesenho colorido da imagem em preto-e-branco!!!



Praga eh o tom alegre de uma nova realidade que nao permite a passividade usual!!! Mesmo que esteja la bem escondida, perdida nas entrelinhas do lugar!!! A quebra do paradigma e a criacao do paradoxo, como se fosse a insustentavel leveza do ser, o ser que acordou e se transformou, a sua maneira!!!




Praga eh o tom jovial do lugar que eh a menina dos olhos dos mochileiros, seja pelo aroma da sua cerveja ou pela beleza fisica de suas mulheres!!! Nao importa, eh o tom que se renova sempre, porque eh jovem e nao envelhece!!!


Praga eh assim, um derivado de cores proprias que se confundem e se misturam deliciosamente sempre, sempre fugindo da simplicidade banal e nitidamente perceptivel!!!



Um lugar em que vivi bons momentos e boas amizades mais uma vez!!!



Possivelmente, porque o tom que carrego comigo nesta viagem eh bem mais intenso do que qualquer outro que pinta pela frente. Eh o tom da vida, da vida feliz!!! O mesmo tom que pinta sonhos surreais e quase impossiveis!!! O mesmo tom que extrai de uma forma ou de outra as boas energias e vibracoes do lugar mesmo quando elas brincam de pique-esconde!!! Praga foi, no final das contas, o toque-final da obra-prima do artista na tela da vida!!! Uma tela que nunca sera monocromatica, nunca, nao enquanto eu tiver o pincel na mao!!!

2 comentários:

Boris disse...

Pravda Vitezi!!! a moleque :)

Niltinho disse...

Na minha modesta opinião Praga têm as melhores Mulheres da Europa! Não sei te dizer o motivo.... É só sentimento!
São muito fortes! Ufa!